A manhã de hoje foi de para 12 políticos brasileiros que estavam em Israel quando foi iniciada a guerra contra o Irã. Desde sexta-feira, intensos ataques entre os dois países têm colocado civis em risco e nesta manhã eles começaram a evacuar o país.
Sem opção de saída aérea, o grupo atravessou a fronteira com a Jordânia a bordo de uma van. Após cerca de quatro horas de viagem, chegaram à capital, Amã, onde foram recebidos por representantes do consulado brasileiro.
A operação de retirada foi articulada com apoio do Ministério das Relações Exteriores, que atuou em parceria com as autoridades locais e a embaixada brasileira em Tel Aviv.
A previsão é de que 9 dos políticos voem ao Brasil em um jato particular organizado pelo prefeito de João Pessoa e o restante volte em um vôo comercial com destino ao Brasil.
Segundo a Confederação Nacional de Municípios (CNM), a comitiva é composta por prefeitos, vice-prefeitos, vereadores e secretários, que participavam de uma missão oficial em Israel.
Mais de trinta brasileiros que participavam de outras comitivas ainda permanecem em solo israelense. A expectativa é que, com a normalização das condições de segurança, novos grupos possam ser evacuados nos próximos dias.
O retorno da delegação de políticos ao Brasil está previsto até quarta-feira (18).
Enquanto isso, o mundo continua acompanhando com apreensão a escalada do conflito entre Irã e Israel. Novas notícias surgem a todo momento e você pode se manter atualizado recebendo a nossa newsletter jornalística diretamente em seu e-mail. Clique aqui e cadastre-se para receber de graça.




.jpg)


.jpg)
.jpg)




.jpg)
.jpg)









