Agente investigava uma série de ataques armados em Toronto, incluindo disparos contra o Consulado dos Estados Unidos.

Às vésperas do início da Copa do Mundo no Canadá, uma operação policial terminou em morte. O agente Marc Pinizzotto, de 43 anos, foi morto nesta quinta-feira durante o cumprimento de mandados de busca e apreensão ligados a uma investigação sobre ataques com armas de fogo na maior cidade canadense.
Pinizzotto integrava o Serviço Policial de Toronto havia 18 anos. A morte ocorreu um dia da partida entre Canadá e Bósnia e Herzegovina, marcada para esta sexta-feira. O jogo será disputado em Toronto, uma das cidades-sede da Copa do Mundo de 2026.
De acordo com a polícia local, a operação fazia parte de uma investigação sobre uma série de incidentes na cidade. Entre eles, está um ataque a tiros contra o Consulado dos Estados Unidos em Toronto, ocorrido em março. Ninguém ficou ferido naquele episódio.
Que tal receber notícias todos os dias em seu WhatsApp? Clique aqui e entre para o canal oficial da Brasil Paralelo.
De acordo com informações divulgadas pela BBC, Pinizzotto foi morto durante uma troca de tiros em um prédio residencial.
Um suspeito também foi baleado e levado ao hospital em estado grave. A identidade dele não foi divulgada.
A polícia informou ainda que um segundo suspeito, identificado como Zara Jabbi, de 19 anos, está foragido. A nacionalidade dele não foi informada.
O chefe da polícia de Toronto, Myron Demkiw, afirmou que a investigação segue em andamento.
A morte do policial levou autoridades locais a se manifestarem em meio à preparação da cidade para o jogo de estreia da seleção canadense.
A prefeita de Toronto, Olivia Chow, classificou a morte de um agente como uma notícia devastadora para a cidade.
“Não há palavras que possam aliviar a dor da família, dos seus entes queridos e dos seus colegas em toda a corporação. Eles estão em nossos pensamentos neste momento de profunda perda”, afirmou.
O caso acrescenta tensão ao clima de segurança em Toronto às vésperas de um dos eventos esportivos mais importantes já realizados no país.
A cidade está entre as sedes da Copa de 2026, que está sendo realizada no Canadá, Estados Unidos e México. Para o Canadá, a partida desta sexta terá peso especial de ser a estreia da seleção nacional diante de sua própria torcida.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.