Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

PL pede suspensão de ação contra Ramagem e vê chance para Bolsonaro. Entenda o caso

Pedido foi feito em nome de Ramagem, mas especialistas entendem que poderia favorecer outros co-réus nos processos por tentativa de golpe de Estado.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/4/2025 11:31
BBC Brasil

O PL, partido do ex-presidente Jair Bolsonaro, inovou ao entrar com um recurso na Câmara dos Deputados para tentar barrar a ação penal do Supremo Tribunal Federal (STF) contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ). O pedido foi protocolado nesta terça-feira, 1º de abril, e pegou o cenário político de surpresa.

Leia a íntegra do documento. 

  • Ramagem, Bolsonaro e outras seis pessoas se tornaram réus na última quarta-feira, 26 de março, após decisão da Primeira Turma do STF.

Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Agora, o PL quer suspender o processo contra o deputado, usando como base o artigo 53 da Constituição Federal, que garante imunidade parlamentar a membros do Congresso. 

A Emenda concede aos partidos o direito de pedir a interrupção de ações penais contra parlamentares em exercício. A oposição acredita que, se a Câmara aprovar, a pausa no processo contra o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) também pode valer para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e os outros seis denunciados pela Procuradoria Geral da República (PGR).

Caso o plenário da Câmara aprove, com pelo menos 257 votos, a ação fica parada enquanto Ramagem estiver no mandato.

Quem está à frente da articulação é o líder do PL na Câmara, Sóstenes Cavalcante (PL-RJ), que prometeu correr atrás dos votos necessários. Pelo Regimento Interno, o pedido precisa ser votado em até 45 dias.

A jogada do PL vem em um momento conturbado na política, com a oposição empurrando o projeto de anistia e travando as pautas na Câmara. 

O clima está tenso, e essa manobra pode agitar ainda mais os bastidores.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais