Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Para Barroso, o STF não julgará a descriminalização do aborto devido à opinião da maioria dos brasileiros

O Ministro defendeu campanhas de conscientização ao aborto legal. Veja a fala do ministro e a situação do aborto no Brasil.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
21/2/2024 17:13
Imagem da capa: Barroso em entrevista ao canal Globonews.

Para Luiz Roberto Barroso, presidente do Supremo Tribunal Federal, a opinião popular tem um papel central na decisão do órgão sobre o aborto. Em entrevista à Globonews, ele falou sobre como vê a questão do aborto e da mudança de critérios para definir traficantes e usuários de drogas.

Veja a fala do Ministro e entenda a situação do aborto no Brasil.

Nesta quarta-feira (21), Luís Roberto Barroso disse que a Corte não julgará neste momento a ação que pode descriminalizar o aborto realizado até 12 semanas de gestação. 

"Tudo que mistura o sentimento religioso torna-se difícil, porque é um espaço de dogmas e não do debate racional", declarou.

Na entrevista, o Ministro destacou que 80% da população é contrária à interrupção da gravidez. 

Para ele, criminalizar a prática "é uma péssima política pública", porque:

"Obriga mulheres pobres a fazerem procedimentos rudimentares e se automutilarem".

Ele declarou sua opinião social acerca do momento da questão. Para ele, não cabe neste momento o Supremo decidir sobre uma prática que a maioria da população e o Congresso se manifestam de forma contrária.

Campanhas para mudar a opinião pública

Barroso concluiu sua fala sobre o aborto defendendo campanhas para que a população aceite que mulheres que interrompam a vida de seus filhos não sejam criminalizadas, dizendo:

"É preciso você ter uma campanha de esclarecimento antes de pautar. Ao descriminalizar, ao poder deixar a mulher pobre usar a rede pública e saber qual remédio ela tem que tomar, qual procedimento tem que fazer, você fazer uma campanha de esclarecimento à luz do dia é muito melhor que criminalizar".

Segundo o Ministro, é necessário fazer uma campanha para propor novas ideias sobre o tema. 

A teoria da Janela de Overton mostra como campanhas de opinião mudam a postura das pessoas para criar políticas que antes eram rechaçadas.

Janela de Overton

Se uma pessoa está na mesma posição contemplando a paisagem através de uma janela, tudo o que ela vê está delimitado pelas esquadrias e pelo batente. À medida que se levanta e se aproxima da janela, o horizonte se amplia.

A teoria da Janela de Overton mostra como a mudança da "janela" leva a vista de uma paisagem diferente no campo das ideias, gerando consequências na sociedade.

Os assuntos podem se deslocar entre um extremo, absolutamente contrário, para outro, absolutamente favorável. A janela é a faixa que concentra o que a maioria aceita.

“A aceitabilidade da opinião pública determina a viabilidade política de um fato”.

Emitir opiniões fora da janela social considerada aceitável pode significar ser rejeitado.

Aborto no Brasil - salvemos as duas vidas!

Partidos políticos e movimentos sociais querem legalizar o aborto no Brasil. A ADPF 442, que busca legalizar o aborto até a 12ª semana, já foi pautada no STF e recebeu um voto positivo da Ministra Carmem Lúcia.

Para auxiliar as mães e os filhos e aprofundar o debate sobre o aborto no Brasil, a Brasil Paralelo desenvolveu o documentário: Duas Vidas - Do Que Falamos Quando Falamos de Aborto

Entender o que é um aborto e as possibilidades sociais sobre o tema pode levar a salvação de muitas mães e filhos. Assista o documentário da Brasil Paralelo gratuitamente:

Mais conteúdo para entender o assunto e salvar vidas

Para entender o que realmente é um aborto, quais são suas consequências físicas e psicológicas, e como é o início da vida humana, a Brasil Paralelo fez uma seleção especial de filmes, documentários e cursos.

Na Brasil Paralelo você encontra:

  • Blood Money - documentário sobre o aborto e escândalos da indústria por trás;
  • Curso: O Valor da Vida Humana;
  • Curso: Aborto, quem é a verdadeira vítima?

São filmes e cursos dedicados a contar histórias reais de pessoas que poderiam ter sido abortadas, mas sobreviveram para contar suas histórias, além de abordar a realidade por trás da indústria bilionária do aborto e muito mais. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais