Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Papa Francisco tem noite tranquila após quadro de insuficiência renal leve

Porta-voz do Vaticano informou que o pontífice dormiu bem e se mantém em repouso.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/2/2025 12:02
Imagem: Site Canção Nova

Na manhã do décimo dia de internação, a sala de imprensa do Vaticano atualizou o estado de saúde do Papa Francisco.

"Acordou e continua suas terapias, seu humor está bom, ele está comendo normalmente".

No boletim divulgado na noite do dia 23, o Vaticano informou que o Santo Padre não teve novas crises respiratórias, mas sua situação continua crítica.

Foi informado ainda que, apesar das melhoras nos exames de sangue, foi identificada uma "insuficiência renal leve, que está sob controle".

Além disso, foi comunicado que:

"O Papa continua vigilante, bem orientado, segue recebendo oxigênio, e o prognóstico permanece reservado, considerando a ‘complexidade do quadro clínico’ e a espera necessária para que as terapias farmacológicas deem algum retorno".

No dia 14 de fevereiro, o Papa Francisco foi internado na Policlínica Romana Agostino Gemelli após um quadro de bronquite. No dia 17, o pontífice foi diagnosticado com uma infecção polimicrobiana.

"Os resultados dos exames realizados nos últimos dias e nesta segunda-feira, 17 de fevereiro, demonstraram uma infecção polimicrobiana do trato respiratório, o que levou a uma nova modificação da terapia".
  • A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP. Receba o Resumo BP e tenha acesso às melhores notícias com a curadoria da Brasil Paralelo. 

O que é infecção polimicrobiana?

O termo utilizado para o diagnóstico indica que a infecção é causada por mais de um agente microbiano, como vírus, fungos ou bactérias.

O quadro de bronquite do papa pode ter contribuído para a queda da imunidade, favorecendo a infecção.

Segundo Renato Kfouri, vice-presidente da Sociedade Brasileira de Imunizações:

"Isso ocorre porque, após o início da inflamação [bronquite], o ambiente nos brônquios se torna propício à invasão de germes, especialmente quando o dano causado por um vírus favorece o crescimento de bactérias. A bronquite aguda, portanto, pode ser causada tanto por micróbios quanto por fatores não infecciosos, e a infecção bacteriana pode surgir como uma complicação".

A ausência de parte do pulmão, devido a uma complicação na juventude, pode influenciar a evolução do quadro clínico do Papa.

"Se o paciente já tem parte dos brônquios comprometida, o problema pode ser ainda mais grave. Por exemplo, ele pode ter dificuldade em absorver oxigênio adequadamente, devido à inflamação, e, em alguns casos, pode ser necessário o uso de oxigênio suplementar. Se a condição piorar, pode ser preciso recorrer à ventilação mecânica".

O tratamento depende do tipo de bactéria envolvida e de quão resistente ela é aos antibióticos. Para infecções provocadas por uma única bactéria, pode-se empregar um antibiótico direcionado.

No caso de haver diversos germes, é necessário usar antibióticos mais potentes, que consigam lutar contra diferentes tipos bacterianos. Se houver vírus presentes, o tratamento pode também incluir antivirais, além dos antibióticos.

O papa segue internado e sua situação clínica continua complexa. Desde então, houve uma crise respiratória aguda e um quadro leve de insuficiência renal.

Continua o tratamento e o repouso prescritos pelos médicos, embora seu prognóstico permaneça reservado.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais