Padre José Eduardo, acusado de participar do golpe, não foi denunciado pela PGR
Segundo a Polícia Federal, o religioso teria ajudado a criar a “minuta do golpe” e pediu orações para generais de quatro estrelas.

O padre José Eduardo de Oliveira e Silva, era um dos nomes mencionados no inquérito da Operação Contragolpe. O pároco trabalha na diocese de Osasco.
Apesar de seu nome ter sido ligado às investigações da Polícia Federal, o religioso não foi denunciado pela Procuradoria-Geral da República (PGR) na noite de ontem, 19 de fevereiro.
O documento será analisado pelo Supremo Tribunal Federal (STF), que precisa aceitar a denúncia para que os denunciados possam se tornar réus.
Uma publicação postada em sua conta no Instagram afirma que não foram encontrados “elementos para denunciar o padre José Eduardo”:
Na legenda da imagem, o padre comemora por não ter se tornado réu no processo, escrevendo Deo gratias, frase que significa “graças a Deus” em latim.
- Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e assine sem pagar nada.
As acusações contra o padre José Eduardo
A Polícia Federal (PF) investigou uma suposta tentativa de assassianto contra Lula, Alckmin e Alexandre de Moraes, que teria sido orquestrada por Bolsonaro e seus aliados para evitar a posse de um novo governo petista.
O processo montado pela PF se baseia em mensagens encontradas em celulares apreendidos de suspeitos de envolvimento na trama e em delações do ex-ajudante de ordens Mauro Cid.
De acordo com o relatório, José Eduardo mantinha relações próximas com suspeitos de envolvimento nos supostos planos de golpe, como Felipe Martins e o advogado Amauri Feres Saab.
Amauri teria sido indicado como o suposto mentor intelectual da “minuta do golpe”, documento que seria usado para romper com as instituições.
Além disso, o religioso teria participado de reuniões com os dois investigados em Brasília, além de ter passado pelo Comitê de campanha de Bolsonaro.
Além disso, o padre também teria escrito e repassado uma mensagem e Whatsapp pedindo fiéis cristãos fizessem uma corrente de orações para o então Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e outros 16 generais de quatro estrelas:

Defesa alega questões religiosas
O advogado responsável pela defesa do padre, Miguel Vidigal, alega que o religioso não teve nenhum envolvimento com planos golpistas:
“Ele nunca participou de qualquer reunião e nem colaborou de qualquer documento que visava favorecer uma ruptura institucional no país”.
O advogado afirma que a PF não teria conseguido encontrar nenhuma evidência de ligação do padre com a trama após vasculhar o celular do religioso.
Além disso, a defesa acusa as autoridades de terem vasculhado conversas referentes a direção espiritual, que são protegidas pelo sigilo sacerdotal:
“A Polícia Federal, não tendo encontrado qualquer matéria que pudesse ligá-lo ao quanto investigado, passou a vascular conversas do sacerdote com fiéis e religiosos que fazem direção espiritual com ele, selecionando frases tiradas de contexto, que nada tinham a ver com a investigação, em mensagens que estão protegidas pelo Sigilo Sacerdotal”
Essa postura teria violado a Constituição e o Tratado Internacional Brasil-Santa Sé, que reconhece o direito da Igreja Católica de desempenhar sua missão apostólica e protege seu patrimônio histórico e cultural.
O tratado se tornou o decreto Nº 7.107, assinado por Lula em 11 de fevereiro de 2010, no final de seu segundo mandato.
Lista completa das pessoas denunciadas pela PGR
Ao todo, a Procuradoria-Geral da República denunciou 34 pessoas por envolvimento com o suposto golpe.
Quatro nomes que apareceram na lista de denúncias não estavam no inquérito da operação Contragolpe:
- Fernando de Sousa Oliveira;
- Márcio Nunes de Resende Júnior;
- Marília Ferreira de Alencar;
- Silvinei Vasques.
Veja abaixo a lista das pessoas que foram denunciadas:
- Ailton Gonçalves Moraes Barros;
- Alexandre Rodrigues Ramagem;
- Almir Garnier Santos;
- Anderson Gustavo Torres;
- Angelo Martins Denicoli;
- Augusto Heleno Ribeiro Pereira;
- Bernardo Romão Correa Netto;
- Carlos Cesar Moretzsohn Rocha;
- Cleverson Ney Magalhães;
- Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira;
- Fabrício Moreira de Bastos;
- Filipe Garcia Martins Pereira;
- Fernando de Sousa Oliveira;
- Giancarlo Gomes Rodrigues;
- Guilherme Marques de Almeida;
- Hélio Ferreira Lima;
- Jair Messias Bolsonaro;
- Marcelo Araújo Bormevet;
- Marcelo Costa Câmara;
- Márcio Nunes de Resende Júnior;
- Mario Fernandes;
- Marília Ferreira de Alencar;
- Mauro Cesar Barbosa Cid;
- Nilton Diniz Rodrigues;
- Paulo Renato de Oliveira Figueiredo Filho;
- Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira;
- Rafael Martins de Oliveira;
- Reginaldo Vieira de Abreu;
- Rodrigo Bezerra de Azevedo;
- Ronald Ferreira de Araujo Junior;
- Sérgio Ricardo Cavaliere de Medeiros;
- Silvinei Vasques;
- Walter Souza Braga Netto;
- Wladimir Matos Soares.
Lista completa de pessoas mencionadas no inquérito e não foram denunciadas
Além do Padre José Eduardo, outras 10 pessoas mencionadas no inquérito da Polícia Federal não foram denunciadas.
Veja a lista completa abaixo:
- Valdemar Costa Neto;
- Aparecido Andrade Portella;
- Alexandre Castilho Bitencourt da Silva;
- Amauri Feres Saad;
- Anderson Lima de Moura;
- Carlos Giovani Delevati Pasini;
- Fernando Cerimedo;
- Padre José Eduardo de Oliveira e Silva;
- Laercio Vergililo;
- Ronald Ferreira de Araujo Junior e
- Tércio Arnaud Tomaz.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.
Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:
- Informação confiável e imparcial;
- Economia de tempo com notícias objetivas;
- Sempre atualizada;
- O resumo BP é uma newsletter gratuita.
Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.
- Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP
![[LEAD] TECHNOCRACIA](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2Fc67aaf95-2848-495b-bc8b-8759fde8eb36.webp&w=3840&q=75)
![[LEAD] TECHNOCRACIA](/_next/image?url=https%3A%2F%2Fmkt.brasilparalelo.com.br%2Fcampanhas%2F827b1766-6d10-4d5e-a2a3-828f0443f7c6.webp&w=3840&q=75)







.jpg&w=3840&q=75)












