Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
Depressão não é falta de Deus, diz padre Fábio de Melo. Foto: reprodução Instagram
Uma semana após revelar que está novamente lutando contra a depressão, o padre Fábio de Melo afirmou que “a pessoa que tem fé também tem depressão”.
“A fé não me impede de passar pelos processos humanos. Ela pode me ajudar a superar”.
A declaração foi publicada no Instagram na tarde de hoje, 29 de janeiro. No vídeo, o padre conversava com Astrid Fontenelle em um programa de televisão.
Na legenda, escreveu:
“Há muitas pessoas que alimentam a ilusão de que a fé em Deus nos livra de ter o desequilíbrio químico que causa a depressão”.
A depressão é um transtorno e pode levar a pessoa a perder a motivação para viver. Se você se sente assim de alguma forma, procure o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do telefone 188.
Padre Fábio de Melo também luta contra a melancolia
Mais cedo, o sacerdote desabafou em outro vídeo. Contou lutar contra a melancolia desde a infância, descrevendo-se como alguém que “tem sentimentos muito intensos”.
"Foi à beira do abismo que eu sempre andei, desde menino. Tudo em excesso. Alegria demais, tristeza demais, amor demais, ódio demais. Já me acusaram de ser muito emocionado. Falaram como se fosse um defeito, mas sei que não é", disse.
Um estudo da Science Direct de 2024 indica que pessoas com melancolia podem não responder tão bem ao tratamento com certos antidepressivos, chamados Inibidores Seletivos de Recaptação de Serotonina (ISRS).
No entanto, isso ainda não foi estudado em grandes grupos de pessoas com depressão. Dessa forma, não é possível afirmar com precisão se a melancolia dificulta o tratamento da depressão.
O crescimento de casos como o do padre Fábio de Melo fez com que a ONU, em 2017, passasse a considerar a depressão o mal do século.
Por que isso está acontecendo? Para achar as respostas, a Brasil Paralelo decidiu reunir especialistas em saúde mental de todo o mundo.
O resultado está no original “A Fantástica Fábrica de Sanidade”, a maior investigação brasileira sobre transtornos mentais e indústria farmacêutica.
Assista ao trailer oficial.
A depressão tem tratamento e controle. Se você se sente assim de alguma forma, procure o Centro de Valorização da Vida (CVV) através do telefone 188.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.