Donald Trump discursou na 80ª Assembleia Geral da ONU. Em sua declaração, criticou a organização e governos estrangeiros, incluindo o Brasil.
O presidente americano afirmou que o mundo mergulhou em crises após sua saída do poder em 2020, responsabilizou Joe Biden pela situação econômica e migratória dos Estados Unidos e declarou que o país vive agora uma “nova era de ouro”.
Ao longo de quase uma hora, Trump defendeu tarifas contra a Rússia e o Brasil, acusou a ONU de financiar imigração ilegal e de se perder em “palavras vazias”.
Disse ainda que teria evitado a guerra na Ucrânia, anunciou a destruição de instalações nucleares do Irã, rejeitou previsões de catástrofe climática e chamou a agenda verde de “o maior golpe da história”.
O republicano também afirmou que encontrou Lula em Nova York e que terá uma reunião formal com o presidente brasileiro na próxima semana.
Críticas ao Brasil
Em seu discurso, Trump afirmou que o Brasil tentou interferir diretamente nos direitos e liberdades de cidadãos americanos.
“O Brasil agora enfrenta tarifas imensas em resposta às suas tentativas de interferir nos direitos e liberdades de cidadãos americanos — com censura, repressão, uso do sistema judicial como arma e corrupção”, afirmou.
Corrupção judicial e perseguição política
Trump afirmou que a Justiça brasileira se tornou um instrumento de perseguição, sem citar nomes de autoridades ou partidos.
“Não podemos aceitar regimes que usam a Justiça como instrumento de perseguição política. Isso destrói a confiança das pessoas e corrói a democracia.”
A declaração ecoa um tema recorrente em seu discurso internacional: a defesa da liberdade de expressão e o ataque ao que chama de “corrupção institucionalizada” em tribunais.
Encontro de Trump e Lula
Trump revelou que encontrou brevemente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos corredores da ONU e que ambos terão uma reunião formal na próxima semana.
“Ele pareceu um homem agradável. Gostei dele, e ele gostou de mim. Mas, no passado, o Brasil tarifou os Estados Unidos de forma injusta, e agora temos tarifas de volta. Como presidente, defendo a soberania e os direitos dos cidadãos americanos”, declarou.
O republicano disse ainda que “o Brasil está indo mal” e que só conseguirá prosperar se alinhar suas políticas com Washington.
“Sinto muito em dizer isso, mas o Brasil está indo mal e continuará indo mal. Eles só deverão ir bem trabalhando conosco, sem nós eles falharão como outros falharam.”
- Assista ao discurso completo e traduzido de Trump com a transmissão da Brasil Paralelo.
“Nova era de ouro” americana
No início do seu discurso, o presidente americano afirmou que o mundo entrou em crise após sua saída do governo em 2020.
“Seis anos se passaram desde a última vez em que estive neste salão. Naquele momento, o mundo vivia em prosperidade e paz. Desde então, os sons da guerra quebraram essa paz que eu havia ajudado a forjar em dois continentes.”
Ele responsabilizou Joe Biden pela deterioração interna dos EUA:
“Quatro anos de fraqueza e ausência de lei no último governo levaram nossa nação a desastres sucessivos.”
Trump disse que seu novo mandato estaria recuperando a economia americana:
“Vivemos uma nova era de ouro. Estamos revertendo rapidamente a calamidade econômica herdada, marcada por preços exorbitantes e inflação recorde.”
Preocupação com o uso de armas nucleares
Donald Trump afirmou que a contenção de armas nucleares é uma prioridade de seu governo.
Ele destacou que “não há maior perigo hoje para o planeta do que as armas mais poderosas já produzidas pelo homem”.
O presidente relatou ter enviado, logo após assumir o cargo, uma carta ao líder supremo do Irã, propondo cooperação em troca da suspensão do programa nuclear.
Segundo ele, o regime respondeu com novas ameaças contra vizinhos e contra os interesses americanos na região.
O presidente também mencionou a operação Midnight Hammer, realizada há três meses, na qual sete bombardeiros B-2 teriam atingido instalações nucleares iranianas.
“Nenhum outro país no mundo poderia ter feito o que fizemos. Temos as melhores armas do planeta — e odiamos ter que usá-las”, disse.
Guerra na Ucrânia não teria acontecido, segundo Trump
Ao comentar a guerra entre Rússia e Ucrânia, o presidente americano afirmou que o conflito não teria ocorrido se ele estivesse no poder e culpou a administração anterior, classificando-a como “de baixa qualidade”.
“Essa guerra nunca teria começado se eu fosse o presidente. Essa guerra nunca deveria ter acontecido. Isso mostra o que uma liderança de baixa qualidade pode causar a um país.”
O presidente acusou China e Índia de financiar o conflito ao comprar petróleo russo e criticou países da OTAN que mantêm consumo de energia da Rússia.
“Eles estão financiando a guerra contra si próprios.”
Trump defendeu a aplicação de tarifas econômicas mais duras contra Moscou e pediu que a Europa se una às medidas de pressão.
“Se a Rússia não está pronta para negociar, estamos prontos para impor tarifas muito restritivas. Mas para que funcionem, todas as nações devem se juntar a nós.”
Ele alertou os países vizinhos da região sobre a compra de petróleo russo.
“Vocês estão perto desse conflito. Nós temos um oceano de distância; vocês são vizinhos. Comprar petróleo e gás da Rússia enquanto combatem a Rússia é vergonhoso.”
Críticas às políticas climáticas da ONU
Donald Trump atacou as políticas ambientais da organização e disse que previsões de catástrofes climáticas foram falsas.
“Todas essas previsões feitas pelas Nações Unidas estavam erradas, feitas por pessoas estúpidas que custaram fortunas aos seus países!”
O presidente questionou cenários apocalípticos anunciados por agências internacionais.
“Eles disseram que seria irreversível como qualquer holocausto nuclear. O que aconteceu?! Aqui estamos!”
Trump também rejeitou a ideia de que países inteiros seriam destruídos pelo aquecimento global.
“Disseram que nações inteiras poderiam ser varridas do mapa. Não está acontecendo.”
Para ele, o tema tem sido usado politicamente para justificar gastos massivos.
“É o maior golpe da história!”
- Assista ao discurso completo e traduzido de Trump com a transmissão da Brasil Paralelo.



.jpg)
.jpg)
.jpg)


.jpg)




.jpg)

.jpg)

.jpg)







