O Advento é o período em que os cristãos se preparam oficialmente para o Natal.
A palavra vem do latim, Adventus. Ad significa expectativa e venite ou vinda. Sendo assim, a expressão simboliza que algo importante está prestes a acontecer.
O Advento começou nos primeiros séculos do cristianismo, quando a Igreja Católica começou a definir o calendário litúrgico.
O momento está ligado ao desejo do povo de Israel por um messias. Desde os patriarcas até os profetas, os judeus mantêm a crença na promessa de um Salvador.
Para os cristãos, o Salvador é Jesus, cuja volta aguardam há mais de dois mil anos. Durante o Advento, a esperança desse retorno se renova.
Por essa razão, são convidados a viver uma esperança semelhante a dos judeus.
O objetivo é preparar o coração para o encontro com Cristo, tanto em seu nascimento humilde quanto em sua gloriosa vinda.
Para os católicos, o Advento marca ainda o início do novo ano litúrgico.
A reflexão da morte e ressurreição de Cristo
O professor Felipe Aquino destaca que, durante quatro semanas, os cristãos se preparam para o Natal por meio de orações intensas. A ideia é refletir sobre a importância do nascimento de Jesus e sua morte e ressurreição.
Nas duas últimas, os fiéis recordam o nascimento de Jesus. Isso inclui a anunciação da gravidez de Maria pelo anjo Gabriel e o nascimento em Belém.
“É um tempo de preparação e de alegre espera do Senhor considerada sob diversos aspectos”, explica o professor.
Para a Igreja Católica, as leituras são as mesmas em todo o mundo. Assim, se um fiel estiver viajando, ouvirá as mesmas palavras que serão proferidas em sua comunidade.
Os símbolos do Advento
O portal professor Felipe Aquino também relembra a importância da simbologia desse período, sugerindo às congregações a adoção da Coroa do Advento. Trata-se de uma coroa circular, preferencialmente verde ou decorada com folhagens.
Em alguns casos, é possível colocar flores lilás, que é a cor litúrgica deste tempo.

Nela, há quatro velas dispostas em seus cantos. Elas simbolizam o período da criação e o culminar da obra divina.
Aquino relata que a coroa “é o primeiro anúncio do Natal”, sendo que cada vela representa uma fase da salvação prometida por Deus.
“A coroa é verde é sinal de esperança e vida que simboliza o amor de Deus que nos envolve e, também, a manifestação do nosso amor, que espera ansioso o nascimento do Filho de Deus”.
A cada domingo acende-se uma vela, mostrando que a comunidade cristã está à espera do Salvador da humanidade. Segundo Aquino:
“O círculo não tem princípio nem fim. É sinal do amor de Deus que é eterno e também da nossa ininterrupta dileção ao Criador e ao próximo”.
Dessa forma, o Advento não é apenas um período de espera. Trata-se de um convite à reflexão e renovação espiritual.
Enquanto os cristãos se preparam para celebrar o Natal, são chamados a resgatar a essência do amor e da esperança que cercam a vinda de Cristo. A Brasil Paralelo irá se unir a esse momento no Especial de Natal 2024.



.webp)





.jpg)







.jpg)











