Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

O bombardeio atômico a Hiroshima completa hoje 79 anos

Foi a primeira vez que armas nucleares foram utilizadas, mudando para sempre a história do Japão e do mundo.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/8/2024 20:40
Shutterstock/Brasil Escola

A Segunda Guerra Mundial terminou na Europa no dia 9 de maio, quando as tropas alemãs espalhadas pela Europa se renderam às forças aliadas.

A guerra acabaria apenas três meses depois, já que o império japonês ainda mantinha o conflito na região do Pacífico.

Uso de bombas atômicas

O fim das hostilidades foi marcado pelo uso de armas atômicas, desenvolvidas pelo programa ultrassecreto do governo americano, o Projeto Manhattan.

Na manhã do dia 6 de agosto de 1945, um bombardeiro B29 americano, apelidado de “Enola Gay” em homenagem à mãe do piloto, sobrevoou a cidade de Hiroshima, onde havia uma base militar logística e um importante porto.

  • A bomba, chamada ironicamente de Little Boy (garotinho), explodiu sobre a cidade, liberando a energia equivalente ao detonamento de 20 mil toneladas de TNT

A nuvem de cogumelo formada pela explosão atingiu 18 quilômetros de altura.

A temperatura emitida pela explosão atingiu os 3 mil graus centígrados, mais do que o dobro necessário para derreter ferro.

A cidade foi completamente destruída pela explosão, as estimativas apontam para a morte imediata de aproximadamente 80 mil pessoas.

Os problemas causados pela radiação, no entanto, podem elevar esse número para acima dos 140 mil.

Hiroshima e Nagasaki: como foi o “inferno” no qual morreram milhares após  bombas atômicas - BBC News Brasil
Cidade de Hiroshima destruída -BBC Brasil

A bomba não foi o suficiente para fazer o Japão se render automaticamente, e no dia 9 de agosto, o governo americano autorizou a destruição da cidade de Nagasaki.

Após o segundo ataque, o imperador Hirohito se viu forçado a aceitar os duros termos americanos, que envolviam a total desmilitarização do país.

Em 2 de setembro de 1945, o imperador subiu a bordo do navio americano Missouri, onde assinou o tratado de rendição incondicional do Japão, formalizando o fim da Segunda Guerra Mundial.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais