O debate entre Kamala Harris e Donald Trump movimentou a imprensa internacional. Uma das personalidades que o repercutiram foi Elon Musk. O empresário de tecnologia aproveitou a oportunidade para enfatizar seu apoio ao candidato republicano. Na rede social X, o bilionário pontuou:
"Acredito fortemente que Trump fará um trabalho muito melhor".
Acrescentou ainda: “A questão pode ser resumida a: você deseja que as atuais diretrizes [do governo] permaneçam por mais 4 anos ou quer mudar?”
Em suas redes, afirmou também que achou o debate injusto. Como grande parte dos republicanos, acredita que os mediadores da ABC News tenham favorecido Kamala Harris.
“A expectativa em relação à performance de Kamala Harris no debate era ruim. Ela é conhecida aqui nos Estados Unidos por não ser boa oradora. Tem problemas para falar em público”, afirmou o analista político Leandro Ruschel no especial sobre eleições americanas realizado pela Brasil Paralelo.
Ruschel acredita que a avaliação positiva da performance de Harris tenha sido realizada em decorrência da baixa expectativa sobre a performance da democrata. O jornal The New York Times apresenta uma perspectiva diferente. Afirma que, por ter atuado como procuradora durante muito tempo, Harris é uma debatedora hábil. Além disso, foi treinada por Karen Dunnin, advogada da Google que prepara os democratas para debates desde 2008.
Apesar das críticas, Musk admitiu que a performance da democrata superou as expectativas. No entanto, enfatizou que o discurso é diferente de ação e que não acredita que Harris consiga entregar os resultados que os Estados Unidos precisam. Em outra publicação no X, escreveu:
“Quando se trata de fazer as coisas, e não só de falar, Trump se sai melhor”.
O ex-presidente Donald Trump e o empresário Elon Musk. Imagem: RFI.
O bilionário comentou que o ex-presidente incentiva a criação de uma comissão governamental que promoverá a “eficiência para que grandes coisas sejam feitas”. Na publicação, referia-se ao plano do governo Trump de fomentar o empreendedorismo e investir em infraestrutura. Segundo ele, Harris se opõe à ideia.
Segundo Musk, os EUA precisam de uma reforma governamental, visto que as leis e regulamentações dificultam cada vez mais a manutenção dos grandes empreendimentos, “com o objetivo de torná-los ilegais”.
No dia 5 de agosto, Donald Trump declarou que, se for eleito, gostaria que Elon Musk ocupasse um cargo em seu governo. O objetivo seria que o democrata o auxiliasse a implementar seu plano econômico.
Musk aceitou no mesmo momento. Disse ainda que trabalharia de graça na administração Trump.
Recentemente, criticou também a cantora Taylor Swift, que anunciou apoio à democrata Kamala Harris.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP