Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O debate entre Kamala Harris e Donald Trump movimentou a imprensa internacional. Uma das personalidades que o repercutiram foi Elon Musk. O empresário de tecnologia aproveitou a oportunidade para enfatizar seu apoio ao candidato republicano. Na rede social X, o bilionário pontuou:
"Acredito fortemente que Trump fará um trabalho muito melhor".
Acrescentou ainda: “A questão pode ser resumida a: você deseja que as atuais diretrizes [do governo] permaneçam por mais 4 anos ou quer mudar?”
Em suas redes, afirmou também que achou o debate injusto. Como grande parte dos republicanos, acredita que os mediadores da ABC News tenham favorecido Kamala Harris.
“A expectativa em relação à performance de Kamala Harris no debate era ruim. Ela é conhecida aqui nos Estados Unidos por não ser boa oradora. Tem problemas para falar em público”, afirmou o analista político Leandro Ruschel no especial sobre eleições americanas realizado pela Brasil Paralelo.
Quer entender de uma vez como a política funciona? Clique aqui.
Ruschel acredita que a avaliação positiva da performance de Harris tenha sido realizada em decorrência da baixa expectativa sobre a performance da democrata. O jornal The New York Times apresenta uma perspectiva diferente. Afirma que, por ter atuado como procuradora durante muito tempo, Harris é uma debatedora hábil. Além disso, foi treinada por Karen Dunnin, advogada da Google que prepara os democratas para debates desde 2008.
“Nunca chegaremos a Marte, se Kamala vencer”
Apesar das críticas, Musk admitiu que a performance da democrata superou as expectativas. No entanto, enfatizou que o discurso é diferente de ação e que não acredita que Harris consiga entregar os resultados que os Estados Unidos precisam. Em outra publicação no X, escreveu:
“Quando se trata de fazer as coisas, e não só de falar, Trump se sai melhor”.
O ex-presidente Donald Trump e o empresário Elon Musk. Imagem: RFI.
O bilionário comentou que o ex-presidente incentiva a criação de uma comissão governamental que promoverá a “eficiência para que grandes coisas sejam feitas”. Na publicação, referia-se ao plano do governo Trump de fomentar o empreendedorismo e investir em infraestrutura. Segundo ele, Harris se opõe à ideia.
Segundo Musk, os EUA precisam de uma reforma governamental, visto que as leis e regulamentações dificultam cada vez mais a manutenção dos grandes empreendimentos, “com o objetivo de torná-los ilegais”.
Musk no governo Trump
No dia 5 de agosto, Donald Trump declarou que, se for eleito, gostaria que Elon Musk ocupasse um cargo em seu governo. O objetivo seria que o democrata o auxiliasse a implementar seu plano econômico.
Musk aceitou no mesmo momento. Disse ainda que trabalharia de graça na administração Trump.
Recentemente, criticou também a cantora Taylor Swift, que anunciou apoio à democrata Kamala Harris.