This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Eleições 2024
3
min de leitura

Não sabe onde votar? Entenda como encontrar sua seção eleitoral

Descubra também o que não pode ser feito durante o dia da eleição.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
6/10/2024 15:55
TES - Divulgação

Eleitores em dúvida sobre onde votar podem consultar a zona de votação e a seção usando o aplicativo do e-título.  De acordo com a Justiça Eleitoral, o ideal é sair de casa já com a informação para evitar transtornos. 

A ferramenta já precisa estar instalada no celular, pois não é possível fazer o download hoje, 06 de outubro. Caso o eleitor não possua o e-título, pode se informar pelo site do Tribunal Superior Eleitoral. 

Veja um passo a passo: 

Passo 1 - acesse tse.jus.br

Site do TSE - reprodução

Passo 2 - clique em onde votar

Passo 3 - preencha seus dados

Site - TSE - Reprodução

Além disso, é preciso ter em mãos um documento oficial com foto. São aceitos carteira de identidade, carteira de trabalho, carteira de motorista ou identificação de entidade de classe, como OAB ou CFM. 

O que pode e o que não pode no dia da eleição

Durante todo o dia de hoje, é permitido votar com camisas, bottons e adesivos do candidato de preferência. 

No entanto, a legislação eleitoral proíbe a aglomeração de pessoas com vestimentas ou material de propaganda que identifiquem partidos, coligações ou federações. 

Manifestações ruidosas, abordagens e aliciamento de eleitores também não são permitidos, bem como a distribuição de camisetas e santinhos.

Nas seções eleitorais, servidores da Justiça Eleitoral, mesários e demais pessoas que estiverem trabalhando não podem usar nada que faça referência à sua preferência política. 

A violação dessas regras é considerada propaganda ilegal, conforme o artigo 39 da Lei n° 9.504/1997. Além disso, é crime usar alto-falantes, fazer comícios ou carreatas no dia da eleição. 

Conteúdos patrocinados na internet também deverão ser pausados. 

O voto é secreto

Para garantir o sigilo do voto, é proibido entrar na cabina de votação com celulares, máquinas fotográficas, filmadoras ou equipamentos de radiocomunicação. Os mesmos devem ser deixados em local indicado pelos mesários. 

Pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida podem ser auxiliadas por alguém de confiança, desde que essa pessoa não esteja a serviço da Justiça Eleitoral ou de partidos.

A votação se encerra às 17h pelo horário de Brasília. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais