Especial de Natal 2025

Hoje às 20h - Garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Especial de Natal 2025
Estreia hoje, às 20h
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
ATIVAR LEMBRETE
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Oposição considera "trapalhadas" as últimas decisões do governo sobre o Plano Safra

Governo federal havia anunciado a suspensão de linhas de crédito do setor agropecuário, mas recuou após repercussão negativa e pressão de ruralistas.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/2/2025 15:24
reprodução redes sociais

O governo federal suspendeu as linhas de crédito subsidiadas do Plano Safra 2024/2025, afetando financiamentos rurais com taxas de juros equalizadas. 

O Tesouro Nacional atribuiu a decisão ao aumento da taxa Selic e à não aprovação do Orçamento de 2025.  

A suspensão gerou críticas de entidades do agronegócio. A Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA) acusou o governo de “falta de responsabilidade fiscal” e alertou para prejuízos aos produtores.  

Em resposta, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou uma Medida Provisória para liberar R$ 4 bilhões em crédito extraordinário, visando retomar as operações do Plano Safra. 

Gostaria de receber informação imparcial e de credibilidade? Clique aqui e conheça o RESUMO BP, a newsletter com a curadoria exclusiva da Brasil Paralelo. 

Oposição diz que governo comete mais uma “trapalhada” 

Apesar do anúncio da MP, a oposição reforçou as críticas ao governo. O deputado Mendonça Filho (União-PE) classificou a situação como “mais uma trapalhada do governo”.

“O Governo Lula só age sob pressão da sociedade. Depois de anunciar corte no crédito rural com juros equalizados do Plano Safra 2024/2025, volta atrás e anuncia crédito extraordinário para conter o desgaste. Mais uma trapalhada do governo, que atrapalha a vida dos produtores. A população segue pagando a conta com a alta dos alimentos.”

Base aliada diz que direita precisa parar de boicotar o Brasil

Já aliados do governo colocaram a culpa na oposição. O deputado Ivan Valente (PSOL-SP) disse que a MP é uma “boa medida” e afirmou que a “direita precisa parar de boicotar o Brasil”.

“Boa medida! O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, anunciou que o governo vai editar uma MP para liberar crédito extraordinário e garantir a continuidade do Plano Safra, que não pode ser interrompido porque a direita no Congresso Nacional não quer votar o orçamento de 2025. A direita precisa parar de boicotar o Brasil!”

Enquanto os debates seguem, Haddad buscará respaldo técnico e legal junto ao Tribunal de Contas da União (TCU) para viabilizar a continuidade dos financiamentos.  

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais