Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

‘Mais de 200 dias sem aula na pandemia’. Lula e Bolsonaro responderam como pretendem resolver grave problema educacional

Sobre o déficit educacional na Pandemia, Bolsonaro e Lula responderam o que farão em seus governos. Em sua fala, Bolsonaro criticou Paulo Freire, Patrono da Educação brasileira.

Por
Publicado em
17/10/2022 15:14

No debate da Band realizado ontem, os candidatos à presidência da República tiveram a oportunidade de falar sobre seus planos para a educação do país.

O jornalista Tayguara Ribeiro, da Folha de São Paulo, afirmou que as crianças de escola pública ficaram sem aula por mais de 200 dias durante a pandemia, sofrendo prejuízos educacionais. Diante desse quadro, os candidatos foram questionados sobre quais seriam suas ações para solucionar essa questão.

Lula foi sorteado para responder primeiro. Segundo o candidato, em síntese:

“A primeira reunião que eu quero fazer após eleito é com os governadores dos estados e prefeitos das cidades para resolver isso. Nós vamos nos juntar para recuperar as aulas que esses garotos perderam, faremos um verdadeiro mutirão para isso.

É triste mas eu tenho que dizer: os pobres aprenderam menos, os negros aprenderam menos. Os ricos podiam aprender na internet, mas os pobres ficaram sem aula”.

Tendo 1 minuto e meio para responder, Lula declarou que seu plano para recuperar a defasagem educacional é ter mais aulas. Segundo ele, os meios para alcançar esse plano seria a união do governo federal com os governos estaduais e federais.

Após a resposta de Lula, Bolsonaro respondeu a mesma pergunta, dizendo:

O nosso ministério da educação criou um aplicativo para isso que está há um ano em vigor: o Grapho Game. As crianças podem ser alfabetizadas através do celular. No passado, no tempo do Lula, a garotada demorava 3 anos para ser alfabetizada. Agora, no nosso governo, esse processo leva 6 meses.

Nós não falamos que vamos fazer, nós mostramos o que fizemos. O seu Paulo Freire, Lula, não deu certo. Nós vamos começar com o viés técnico, para a garotada sair do ensino médio com uma profissão. Marceneiro, auxiliar de enfermagem e outras profissões”.

Bolsonaro defende um método de alfabetização diferente do adotado pelos governos de Lula e Dilma. O atual presidente adotou o método de alfabetização fonética, diferente do que Paulo Freire criou.

Pátria educadora

O método criado por Paulo Freire, mencionado no debate, refere-se a mais do que a uma maneira de alfabetizar crianças, mas a todo um sistema de pensamento que foi adotado no Brasil desde 2002.

No livro Pedagogia do Oprimido, uma das principais obras de Paulo Freire, ele escreveu:

“Pedagogia que faça da opressão e de suas causas objeto de reflexão dos oprimidos, de que resultará o seu engajamento necessário na luta por sua libertação, em que esta pedagogia se fará e refará” (edição de 1987, p. 17).
  • Conheça a vida e o pensamento do patrono da educação dos governos do PT, Paulo Freire. 

O sistema que passou a nortear as escolas não desejava apenas alfabetizar e informar, mas sim criar um tipo de consciência política ideológica.

Toda essa conjuntura levou o país a atingir os piores índices de educação em diversas matérias escolares. No ranking do PISA, organizado pela OCDE, o Brasil passou a ocupar os piores lugares desde 2003 adiante.

Para entender o que está dando errado na educação brasileira e o que pode ser feito, a Brasil Paralelo reuniu os principais especialistas do país e realizou o documentário Pátria Educadora. Assista o trailer de um dos documentários mais assistidos do Brasil:

Para assistir o documentário, toque aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais