As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Lula defende taxação global dos super-ricos em discurso na ONU

Presidente brasileiro pediu revisão de prioridades internacionais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
23/9/2025 13:14
Reprodução

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de regras globais para que os super-ricos paguem mais impostos. A declaração aconteceu durante o discurso na 80º Assembléia Geral das Nações Unidas.

“A comunidade internacional precisa rever suas prioridades e definir padrões mínimos de tributação global para que os super-ricos paguem mais impostos que os trabalhadores”, afirmou Lula.

Na declaração, o presidente disse que a única guerra em que “todos podem sair vencedores” é a luta contra a fome e a pobreza.

Ele pediu menos gastos com conflitos armados e mais ajuda ao desenvolvimento, além do alívio da dívida externa dos países pobres, especialmente os africanos.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Aliança global contra a fome

Não é a primeira vez que o tema é abordado pelo governo durante uma reunião internacional.

Em julho de 2024, durante reunião do G20 no Rio de Janeiro, o Brasil pré-lançou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será oficializada em novembro.

Na ocasião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a taxação dos super-ricos seria uma das medidas defendidas pelo Brasil.

Segundo ele, trata-se de uma contribuição justa, uma vez que os mais ricos “utilizam artifícios para evadir os sistemas tributários”.

A proposta integra um documento que busca criar uma cooperação internacional em matéria de tributação.

O objetivo é combater a chamada “erosão da base tributária”, termo usado para descrever estratégias usadas por empresas e indivíduos para reduzir artificialmente o valor de impostos devidos.

Acompanhe os discursos na Assembleia da ONU

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu nesta terça-feira (23) a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Desde 1955, cabe ao Brasil a tradição de iniciar os discursos, seguido pelos Estados Unidos.

Será a décima vez que Lula ocupa o púlpito da ONU para dar início ao debate entre chefes de Estado.

Acompanhe tudo o que aconteceu na live organizada pela Brasil Paralelo:

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais