O presidente Luiz Inácio Lula da Silva defendeu a criação de regras globais para que os super-ricos paguem mais impostos. A declaração aconteceu durante o discurso na 80º Assembléia Geral das Nações Unidas.
“A comunidade internacional precisa rever suas prioridades e definir padrões mínimos de tributação global para que os super-ricos paguem mais impostos que os trabalhadores”, afirmou Lula.
Na declaração, o presidente disse que a única guerra em que “todos podem sair vencedores” é a luta contra a fome e a pobreza.
Ele pediu menos gastos com conflitos armados e mais ajuda ao desenvolvimento, além do alívio da dívida externa dos países pobres, especialmente os africanos.
Não é a primeira vez que o tema é abordado pelo governo durante uma reunião internacional.
Em julho de 2024, durante reunião do G20 no Rio de Janeiro, o Brasil pré-lançou a Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, que será oficializada em novembro.
Na ocasião, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que a taxação dos super-ricos seria uma das medidas defendidas pelo Brasil.
Segundo ele, trata-se de uma contribuição justa, uma vez que os mais ricos “utilizam artifícios para evadir os sistemas tributários”.
A proposta integra um documento que busca criar uma cooperação internacional em matéria de tributação.
O objetivo é combater a chamada “erosão da base tributária”, termo usado para descrever estratégias usadas por empresas e indivíduos para reduzir artificialmente o valor de impostos devidos.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) abriu nesta terça-feira (23) a 80ª Assembleia Geral da ONU, em Nova York. Desde 1955, cabe ao Brasil a tradição de iniciar os discursos, seguido pelos Estados Unidos.
Será a décima vez que Lula ocupa o púlpito da ONU para dar início ao debate entre chefes de Estado.
Acompanhe tudo o que aconteceu na live organizada pela Brasil Paralelo:
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP