Lula disse que o mercado fica “reclamando” enquanto a economia cresce e o povo consome mais.
As falas foram uma resposta irônica a uma pesquisa do Instituto Quaest que coloca a rejeição do mercado financeiro ao governo em 90%.
Segundo o presidente, enfrentar a rejeição de 90% do mercado é uma vitória, já que o número teria sido ainda pior em 2022:
“Ontem saiu uma pesquisa dizendo que 90% do mercado, daqueles que compõem a Faria Lima, são contra o meu governo. Eu já ganhei 10% porque, nas eleições, eles eram 100% contra.”
O presidente também aproveitou para fazer críticas contra a diretora geral do Fundo Monetário internacional, Kristalina Georgieva:
“No meio de janeiro de 2023, a diretora-geral do FMI, que deve saber de tudo, menos economia, foi me dizer que a economia brasileira iria crescer em 2023 apenas 0,8%. Eu disse para ela: ‘Minha senhora, a senhora pode conhecer muito do FMI, mas a senhora não conhece do Brasil’”.
Em seguida, Lula prometeu um crescimento do PIB e evitou comentar indicadores negativos, como a alta do dólar e o endividamento recorde do Estado.
O discurso aconteceu durante a abertura de uma nova fábrica de celulose na região de Suzano em Ribas do Rio Pardo, Mato Grosso do Sul.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP