“E o menino marrom respondeu: ‘eu quero ver ela ser atropelada’”
Em um determinado momento do livro, o menino marrom, nome dado ao garoto negro, está sentada na calçada ao lado do menino cor-de-rosa, nome dado ao garoto branco.
Eles estavam observando uma velhinha atravessar a rua e o menino cor-de-rosa perguntou:
“Por que você vem todo dia ver a velhinha atravessar a rua?”
Nisso, o menino marrom respondeu:
“Eu quero ver ela ser atropelada”
Os pais entenderam que este trecho incentiva as crianças a desejarem a morte de uma pessoa, a serem violentas.
Analidando o contexto do livro, o menino marrom havia dias antes saído de sua casa para ajudar essa mesma velhinha a atravessar a rua. A senhora foi ríspida com ele, o que acabou chateando a criança.
“Um deles foi até a cozinha buscar uma faca de ponta para furar os pulsos e misturar o sangue dos amigos eternos”
Esse também foi um dos trechos usados pelos pais para criticar a questão. Segundo eles, o livro incentiva as crianças a seguirem tal comportamento.
Na obra, as crianças não chegam a realizar o ato. Terminam optando por utilizar tinta e assinar um papel para selar a amizade.
Apesar de ter suspendido a obra, a secretaria de educação reafirmou a sua relevância para o aprendizado dos alunos e pontuou que ela voltará a ser trabalhada em sala de aula, mas com maior contextualização pedagógica.