This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Líder da esquerda no Canadá quer banir Trump da cúpula do G7

Jagmeet Singh pede que ele seja barrado, alegando ameaças à soberania e à estabilidade global.

Por
Publicado em
27/2/2025 14:56
FirstPost

Jagmeet Singh pede que ele seja barrado, alegando ameaças à soberania e à estabilidade global.O líder do Novo Partido Democrático (NDP) do Canadá, Jagmeet Singh, fez um pedido para proibir a entrada do presidente Donald Trump no país:

“Acredito que devemos banir Trump do G7. Ele não deveria ser bem-vindo aqui”.

Ele justificou sua posição: “Por que permitiríamos a entrada de um criminoso condenado em nosso país?”,questionou, referindo-se às condenações de Trump em casos nos EUA.

A proposta visa impedir a participação de Trump no encontro do G7, que o Canadá sediará em Kananaskis, Alberta, de 15 a 17 de junho de 2025. Singh acusou o presidente dos Estados Unidos de ameaçar a soberania e a economia canadenses, além de desestabilizar aliados e a ordem global. Também propôs que o summit seja usado para “resistir” ao presidente americano.

A ideia ganhou eco em uma petição online que já conta com mais de 32 mil assinaturas pedindo o banimento de Trump por motivos semelhantes.

“Teatro político inútil”, disse Pierre Poilievre

A declaração de Singh gerou forte reação da oposição. Pierre Poilievre, líder do Partido Conservador, criticou a proposta, chamando-a de “teatro político inútil”. Alertou também  que um bloqueio diplomático a Trump poderia prejudicar acordos comerciais bilaterais e impactar setores econômicos importantes, como o de energia e exportação agrícola.

“Precisamos de pragmatismo, não de provocações ideológicas”, afirmou Poilievre.

Gostaria de receber informação imparcial e de credibilidade? Clique aqui e conheça o RESUMO BP, a newsletter com a curadoria exclusiva da Brasil Paralelo. O professor Thomas Juneau, da Universidade de Ottawa, defendeu que banir Trump seria contraproducente, argumentando que o diálogo é mais eficaz: “Convidá-lo e engajá-lo é o melhor caminho”.

Além disso, o governo canadense ainda não se pronunciou e especialistas apontam que excluir um líder do G7 seria inédito e poderia prejudicar as relações com os EUA, principal parceiro comercial do Canadá.

Enquanto o presidente francês Emmanuel Macron declarou que “o G7 deve manter seus princípios democráticos”, sem se posicionar diretamente sobre o banimento.

Já o primeiro-ministro britânico Rishi Sunak evitou o tema, afirmando que o foco do encontro deve ser a economia global e a segurança internacional.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membrosComo um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais