Recentes declarações do presidente Lula em relação à guerra entre Israel e a Palestina têm colocado o Brasil em “saias justas” diplomáticas.
Durante seu discurso na Assembleia Geral das Nações Unidas, o mandatário destacou a necessidade de encerramento do que chamou de "genocídio na Faixa de Gaza".
Ressaltou ainda que o Conselho de Segurança da ONU aprovou uma resolução de cessar-fogo para a guerra na região, mas Benjamin Netanyahu não cumpriu a determinação.
“Acho que os países que dão sustentação ao discurso do primeiro-ministro Netanyahu precisam começar a fazer um esforço maior para que esse genocídio pare”, afirmou Lula, acrescentando que condena de forma veemente o comportamento do governo de Israel. Ele expressou ainda sua convicção de que "a maioria do povo de Israel não concorda com esse genocídio".
Em resposta, o Ministério das Relações Exteriores de Israel declarou o mandatário como persona non grata.
- "Persona non grata" é um termo em latim usado para indicar que um diplomata ou estrangeiro não é mais bem-vindo em um país, geralmente como uma medida diplomática de descontentamento com ações ou políticas de outro país.
Para o ex-conselheiro de Segurança Nacional Israelense Daniel Schueftan, os brasileiros merecem os “pêsames” pelo presidente que tem.
“Lamento por você que uma piada como ele seja seu líder. O Brasil não fará guerra contra Israel, de qualquer forma não ouvimos o que eles dizem, não os levamos a sério, então quem se importa?”, declarou.
- Schueftan é um dos entrevistados de From the River to the Sea, filme da Brasil Paralelo que mostra a verdade por trás das narrativas em torno da guerra no Oriente Médio.
Schueftan também classificou como “perigosa” a relativização do significado das palavras.
“Genocídio é matar ou tentar matar um povo. Se estivéssemos tentando matar o povo palestino há cem anos e eles crescem dramaticamente em números, seríamos muito ineficazes. Afirmar isso é um insulto à inteligência. É também hostil, é também antissemita e repulsivo”, completou.
Veja abaixo o que ele disse em From the River to the Sea.



.webp)


.jpg)









.jpg)



.jpg)

.jpg)






