This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

“Israel só sabe matar”, declara Lula no México

Para especialistas, essa abordagem pode comprometer a relevância do Brasil como mediador internacional de conflitos.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/10/2024 12:01
Reprodução Youtube

Ontem, dia 1º de outubro, o presidente Lula concedeu uma entrevista durante sua visita oficial ao México. Ele criticou a estratégia adotada pelo Conselho de Segurança da ONU. 

Enfatizou que a instituição não tem capacidade de conversar com Benjamin Netanyahu sobre a guerra travada contra os grupos terroristas Hamas e Hezbollah.

Inexplicável foi como ele classificou a inabilidade de diálogo do órgão. 

“O que eu lamento é o comportamento de Israel. É inexplicável que o conselho da ONU não tenha autoridade moral e política de fazer com que Israel se sente numa mesa para conversar ao invés de só saber matar”, declarou. 

  • O contexto histórico da guerra entre Israel e grupos como Hamas e Hezbollah é analisado de forma profunda em From the River to the Sea, novo original Brasil Paralelo. 

 Assista o vídeo. 

Os brasileiros foram orientados pelo ministério das Relações Exteriores a tentar deixar o país por meios próprios. Também receberam sugestões de que evitem a região do sul do Líbano, onde as guerras estão em franco desenvolvimento.

Escalada de tensões globais

As tensões no Oriente Médio ganharam um novo capítulo ontem, 1º de outubro, quando o Irã começou a bombardear Israel. 

De acordo com a imprensa internacional, moradores de Tel Aviv foram instruídos a permanecer em áreas protegidas, enquanto residentes do sul do Líbano foram orientados a sair do país imediatamente. 

A embaixada dos EUA em Israel emitiu um alerta máximo, pedindo que seus cidadãos evacuassem e permanecessem perto de  abrigos.

Sob condição de anonimato, um funcionário do governo americano afirmou que os EUA estão “apoiando ativamente” os “preparos defensivos” de Israel e advertiu que um ataque direto do Irã teria “consequências severas”. 

O bombardeio aconteceu depois da morte de Hassan Nasrallah, líder do Hezbollah.  No sábado, 28 de setembro, Israel bombardeou o prédio onde o chefe terrorista estava com outros membros da organização. 

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais