Com informações do jornalista Ben Hubbard, do The New York Times.
O veterano vice-líder da organização assume o posto após a morte de Hassan Nasrallah, que foi morto em ataques aéreos israelenses ao sul de Beirute no mês passado.
A ascensão de Qassem acontece durante o conflito mais intenso do grupo com Israel desde sua criação nos anos 1980. Este período turbulento é um dos temas tratados no filme From the River to The Sea, uma produção original da Brasil Paralelo.
Nos últimos meses, Israel desferiu golpes significativos à liderança do Hezbollah, eliminando não apenas Nasrallah, mas também seu provável sucessor, Hashem Safieddine, além de diversos outros comandantes e membros da organização.
Segundo comunicado oficial, Qassem, que está na casa dos 70 anos, foi escolhido pelo Conselho da Shura, principal órgão decisório do grupo. Ele herda uma organização enfrentando desafios sem precedentes: Israel está determinado a desmantelar o grupo, recuperar reféns na Faixa de Gaza e destruir sua infraestrutura militar na fronteira Líbano-Israel, tendo já neutralizado diversos túneis, bunkers e arsenais estratégicos.
Até o momento, a guerra entre Israel e as milícias terroristas palestinas já foram responsáveis pela morte de mais de 42.000 pessoas, de acordo com a revista The Lancet.



.webp)







.jpg)



.webp)




.webp)







