Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
História
3
min de leitura

Hermes da Fonseca, um militar na República dos oligarcas

A corrida presidencial que levou o marechal ao poder foi uma das mais marcantes na história do país.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/8/2024 15:43
Gazeta do Povo

Depois do fim do fim do mandato de Floriano Peixoto, os militares entregaram o poder aos civis. O governo passou a ser administrado por grandes fazendeiros, que usavam de ameaças e fraudes para eleger seus candidatos de preferência.

A campanha do militar foi lançada pelo influente senador gaúcho José Gomes Pinheiro Machado

O marechal era o nome da oposição ao presidente Afonso Pena, que pretendia apoiar o candidato Davi Campista, ministro da Fazenda. 

Com a desistência de Campista da corrida presidencial, o jurista Ruy Barbosa se tornou o nome apoiado por Pena e pelas oligarquias de São Paulo, Bahia, Rio de Janeiro e alguns setores em Minas.

A morte do presidente mudou o jogo, já que o vice, Nilo Peçanha, era um afilhado político de Pinheiro Machado.

No novo cenário, Fonseca passou a receber o apoio do governo federal, além dos militares e de algumas oligarquias estadfuais

O marechal apoiou sua candidatura no prestígio entre as camadas militares e na influência de seus aliados políticos. Falando em enfrentar poderes estaduais e combater a corrupção.

Ruy Barbosa, por outro lado, lançou uma campanha chamada de civilista, na qual combateu o militarismo representado por Fonseca

Essa campanha foi marcada por caravanas que percorreram o Brasil, organizando mobilizações em ruas e praças públicas. Uma forma de fazer política que seria conhecida como “americana”.

Apesar do estilo inovador da campanha civilista, Hermes da Fonseca conseguiu ganhar a eleição com uma grande margem.

O governo do marechal foi marcado por intervenções militares com o objetivo de enfraquecer o poder das oligarquias de oposição em diversos estados, principalmente:

  • Pernambuco, 
  • Bahia, 
  • Ceará e 
  • Alagoas.

O movimento ficou conhecido como Política das Salvações, e gerou alternância entre as oligarquias locais.

O governo também foi marcado pela repressão a revoltas e aproximação com os sindicatos menos combativos, muitos dos quais tinham ligações com Mário Hermes, filho do presidente. 

O militar também investiu em moradias populares, o que aumentou o déficit público do Estado.

Com as crises internacionais que antecederam a Primeira Guerra Mundial, o preço das commodities brasileiras caiu, jogando o governo em uma crise econômica.

Após o fim do mandato de Fonseca, o mineiro Venceslau Brás foi eleito. Restabelecendo a relação entre as oligarquias estaduais e o governo federal.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais