Protesto violento
“Eles vieram preparados para matar. Vieram com tudo, para tomar o Congresso. Roubaram armas de fogo, armas brancas, e furaram os pneus das viaturas policiais”, contou a ministra ao jornal La Nacion.
Um policial da capital precisou passar por uma cirurgia após ter sido ferido por uma arma de fogo levada por um manifestante. Ao todo 26 agentes acabaram feridos e 124 pessoas foram presas.
Uma aposentada também se feriu após bater a cabeça depois de um empurrão e um cinegrafista precisou passar por cirurgia após ter sido atingido na cabeça por uma boba de efeito moral.
Uma viatura policial foi capotada e incendiada, o mesmo aconteceu com as latas de lixo na região. Os torcedores chegaram a arrancar pedras da calçada para jogar contra a polícia.
O tumulto aconteceu nas proximidades do Congresso após aposentados e torcedores terem sido impedidos de chegar no local onde o evento deveria acontecer.
- Receba as principais notícias do dia em seu e-mail com o Resumo BP. Clique aqui e se inscreva sem pagar nada.
Parlamentares votavam o impeachment de Milei
Enquanto o confronto tomava as ruas, os parlamentares discutiam o golpe financeiro da criptomoeda LIBRA, anunciada por Milei no X.
A oposição buscava abrir um processo de impeachment por conta da divulgação. O presidente e seus apoiadores afirmam que ele agiu de boa-fé.
Milei conseguiu uma vitória no Congresso, que barrou a possibilidade de impeachment com um placar de 128 contra e 104 a favor.
Por que torcidas organizadas estão participando dos protestos?
Pequenos grupos de aposentados têm protestado em frente ao Congresso desde 2024, mas o movimento ganhou força nos últimos meses.
Apesar da economia argentina ter apresentado uma série de indicadores positivos durante a gestão, os aposentados têm sofrido com os cortes.
O acesso a remédios fornecidos pelo Estado tem diminuído, ao mesmo tempo os idosos assistem o custo de vida aumentar enquanto os reajustes da previdência não acompanham o mesmo ritmo.
Durante uma manifestação nas últimas conteceu um incidente entre policiais e um aposentado que vestia uma camiseta do time de futebol Chacarita.
Um vídeo do momento circulou nas redes sociais e logo os torcedores do time começaram a acompanhar os manifestantes.
Campanhas nas redes sociais convocaram torcidas de outros times para participar dos atos, fazendo com que o movimento alcançasse aproximadamente 20 torcidas.
Em uma das convocações para os torcedores mais populares foi citada uma frase de Diego Maradona sobre protestos dos aposentados em 1992:
"Eu defendo os aposentados, como não vou defendê-los? É preciso ser muito covarde para não defender os aposentados".
Desde que as “barra bravas” começaram a marcar presença, os protestos têm sido marcados por confrontos violentos contra a polícia.
O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Clique aqui.