O vídeo dura menos de 30 segundos. Nele, William Gabriel, de 20 anos, gravou um relato em frente ao Complexo da Penha, zona norte do Rio. O jovem sorri, ergue o celular e diz:
“Olha que dia maravilhoso. Tô aqui na Penha, e eu não poderia deixar de parabenizar a Polícia Militar por ter neutralizado mais de cem traficantes de drogas.”
A gravação viralizou nas redes sociais e, em poucos dias, mudou completamente a rotina do rapaz.
William, que morava no Morro da Providência, passou a receber ameaças de morte. Traficantes da área teriam ido até sua casa após o vídeo circular na internet.
De acordo com o programa Balanço Geral do Rio de Janeiro, o jovem e sua família precisaram deixar a residência às pressas por questão de segurança. Ele e os parentes estão agora em outra cidade do Rio de Janeiro.
O caso foi levado ao Ministério Público, onde William compareceu acompanhado de um advogado para prestar depoimento e pedir proteção.
De acordo com a defesa, o rapaz tentou contato com o Ministério dos Direitos Humanos, mas não obteve retorno.
“Ele não fez nada além de elogiar a operação do BOPE e deveria ter esse direito garantido”, afirmou a reportagem.
- Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

















.webp)






