This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

“Golpimpeachment”: expressão é usada em material de escola pública de governo

Texto acadêmico usado por prestigiada escola de administração pública menciona o afastamento da ex-presidente com expressão de conotação política.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
16/5/2025 16:29
Foto: José Lourenço/Divulgação/Agência Brasil

Um artigo utilizado em curso da Escola Nacional de Administração Pública (Enap) faz referência ao impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff utilizando o termo “golpimpeachment”.

A expressão aparece em um texto didático do MBA em Ciência de Dados e Inteligência Artificial Aplicadas, oferecido pela escola.

O conteúdo faz parte do artigo "Informação algorítmica e políticas públicas: a contribuição de modelos da Inteligência Artificial Generativa", publicado em 2024.

Apesar de tratar do uso de IA no setor público, o texto menciona o processo que levou ao afastamento da então presidente Dilma, associando-o à expressão que une as palavras “golpe” e “impeachment”.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

O artigo também afirma que Dilma foi retirada do cargo em razão das chamadas “pedaladas fiscais”

Trata-se de manobras contábeis usadas pelo governo federal para cumprir metas fiscais. Em 2016, o Congresso Nacional considerou a prática ilegal e aprovou a cassação do mandato presidencial.

O processo foi julgado válido pelo Supremo Tribunal Federal, o que conferiu respaldo jurídico à decisão.

Questionada, a Enap declarou que a inclusão de diferentes visões em sala de aula faz parte da abordagem acadêmica da instituição. Em nota, afirmou:

“A Escola Nacional de Administração Pública (Enap) entende que a discussão em sala de aula de pontos de vista e de teorias diferentes a respeito dos fenômenos sociais e políticos, bem como visões diversas de autores indicados ou sugeridos pelos docentes sobre um determinado assunto, sob diferentes perspectivas, faz parte de qualquer espaço acadêmico.”

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

A Brasil Paralelo traz as principais notícias do dia e os melhores conteúdos com análises culturais para todos os inscritos na newsletter Resumo BP.

Tenha acesso as principais notícias de maneira precisa, com:

  • Informação confiável e imparcial;
  • Economia de tempo com notícias objetivas;
  • Sempre atualizada;
  • O resumo BP é uma newsletter gratuita.

Quanto melhor a informação, mais clareza para decidir.

  • Inscreva-se no link a seguir para receber o Resumo BP todos os dias da semana em seu email - RESUMO BP.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais