A terceira gestão do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) é desaprovada por 56% da população, segundo a pesquisa Genial/Quaest realizada entre os dias 27 e 31 de março de 2025.
De acordo com o diretor da Quaest, Felipe Nunes, os dados refletem uma piora na percepção da população sobre a economia.
O percentual de pessoas que acredita que a situação econômica do país piorou no último ano subiu de 39% para 56% no mesmo período.
A percepção da população acerca da inflação tem sido apontada como fator determinante na avaliação do governo.
A elevação nos preços dos alimentos se tornou uma das principais preocupações para Lula e sua equipe. Segundo o Globo, essa inflação afeta diretamente os grupos que o governo considera fundamentais para sua tentativa de reeleição em 2026, como trabalhadores informais e setores da classe média.
Apesar das iniciativas do governo para zerar tarifas de alguns alimentos, que começaram a mostrar resultados nos supermercados, o impacto é limitado, e os preços continuam a subir, com um aumento de 1,09% em março.
Em abril, os brasileiros observaram aumentos nos seguintes produtos:
Outro dado que ajuda a compor o quadro é o aumento do pessimismo em relação ao futuro da economia.
Entre os entrevistados, 34% acreditam que a situação econômica ainda vai piorar, enquanto o número dos que acreditam que a situação irá melhorar está em queda.
A pesquisa ouviu 2.004 pessoas de forma presencial em todas as regiões do Brasil e tem margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos, com nível de confiança de 95%.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP