A petição para acabar com a escala 6x1 alcançou o número de assinaturas na Câmara dos Deputados para se tornar uma Proposta de Emenda Constitucional (PEC). Apresentada pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP), a iniciativa foi apoiada por 194 parlamentares.
A informação foi revelada na manhã de hoje, 13 de novembro, pelo jornalista Juliano Galisi, que teve acesso ao sistema interno da Casa.
O projeto é do Movimento Vida Além do Trabalho (VAT), com apoio de Rick Azevedo (PSOL-RJ), vereador eleito do Rio de Janeiro.
A PEC precisava de 171 assinaturas para começar a tramitar e obteve apoio majoritário do PT, com 68 deputados.
PSOL e PSB também apoiaram, tendo 13 assinaturas cada. Vinte membros do União Brasil, 15 do PSD, 10 do Progressistas, sete do Republicanos e Fernando Rodolfo (PL-PE) se juntaram aos colegas.
Os possíveis desdobramentos desse projeto foram discutidos por cientistas políticos no programa Cartas na Mesa da última segunda-feira, 11 de novembro. Assista gratuitamente abaixo:
Depois de ser protocolada, a PEC será discutida na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania.
Caso receba aprovação, seguirá para uma comissão especial antes de ser levada ao plenário, onde precisará de 308 votos favoráveis de 513.
Veja a seguir, a lista dos deputados que assinaram a PEC pelo fim da escala 6x1:
Se passar pela Câmara, o documento será encaminhado ao Senado, onde exigirá 49 votos favoráveis entre 81 senadores. Não foi divulgado o prazo para a tramitação do texto.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais gente tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos vocês.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP