This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

EUA vão checar redes sociais de quem pedir visto de estudante

Candidatos que se recusarem a abrir seus perfis terão pedido negado.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
3/7/2025 17:12
Visto brasileiro

Desde 25 de junho, estudantes que desejam tirar visto para estudar nos Estados Unidos precisam deixar seus perfis de redes sociais abertos.

A nova regra foi anunciada pela Embaixada dos EUA no Brasil e vale para quem solicita os vistos das categorias F (acadêmico), J (intercâmbio) e M (vocacional).

O que mudou?

A partir de agora, os perfis nas redes sociais, como Instagram, Facebook, X (antigo Twitter) e TikTok,devem estar públicos. O objetivo é permitir que as autoridades americanas avaliem o que o estudante publica.

Segundo o Departamento de Estado dos EUA, essa verificação serve para identificar pessoas que possam representar algum tipo de risco ao país.

Publicações consideradas “hostis aos valores americanos” ou contrárias à política do governo podem pesar contra a aprovação do visto.

“Obter um visto é um privilégio, não um direito”, afirma o comunicado da embaixada.
  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

E se o estudante não quiser mostrar suas redes?

Se o candidato se recusar a deixar os perfis públicos, o pedido de visto pode ser negado. Isso será interpretado como tentativa de esconder comportamentos ou opiniões consideradas preocupantes.

A regra não vale para todos os vistos. Por enquanto, a exigência vale apenas para os vistos F, M e J, todos ligados à educação e intercâmbio. Vistos de turismo, trabalho ou residência permanente não foram incluídos.

Os agendamentos para esses vistos estavam suspensos desde maio. Agora, com as novas regras em vigor, as entrevistas devem ser retomadas em breve. Os candidatos devem acompanhar o site da embaixada americana para agendar.

A exigência de redes sociais abertas revela como a atividade online passou a fazer parte oficial dos critérios migratórios. Para quem deseja em estudar fora, o alerta é: o que se posta nas redes sociais pode interferir diretamente no futuro acadêmico.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais