O jornalista Paulo Figueiredo, aliado de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), disse na quarta-feira (20) que os EUA cancelaram os vistos do ministro Ricardo Lewandowski e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Figueiredo afirma que a revogação também se estende a familiares.
“Enquanto a Polícia Federal vem com indiciamentos inúteis, confirmo que o senador Rodrigo Pacheco e o ministro Ricardo Lewandowski – e seus familiares – tiveram seus vistos americanos revogados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América”, publicou Figueiredo em rede social.
https://x.com/pfigueiredo08/status/1958317841280643285
Lewandowski e Pachecodisseram que não foram notificados oficialmente pelo governo norte-americano.
Se confirmada, a medida representaria um endurecimento da política de sanções dos EUA contra autoridades brasileiras.
Desde julho, o governo Trump já havia atingido nomes como o ministro Alexandre de Moraes, do STF, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de ex-integrantes do programa Mais Médicos e seus familiares.
O ministro Gilmar Mendes também teve o visto revogado.
Em entrevista, Figueiredo afirmou que o cancelamento do visto de Pacheco foi um “recado” para os presidentes da Câmara e do Senado. Ele afirmou que Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) podem ser os próximos alvos caso continuem, nas suas palavras, “segurando a anistia” a presos e investigados pelo 8 de Janeiro.
Enfatizou também que o cancelamento do visto do ministro Lewandowiski estaria ligado tanto ao seu histórico no STF quanto ao cargo atual de ministro da Justiça no governo Lula.
“Era importante um ministro diretamente ligado ao Lula sofrer as consequências”, declarou.
Se confirmada, a medida amplia a lista de autoridades brasileiras alvo de sanções do governo Trump e eleva a tensão diplomática entre Brasília e Washington.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP