Assine por apenas R$ 7,90/mês
Últimas horas | Acaba em:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 24, 2025
Garantir oferta
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

EUA cancelam vistos de Lewandowski e Pacheco, afirma Paulo Figueiredo

Ministros e senador negam ter recebido notificação oficial.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/8/2025 11:52
Portal da Prefeitura

O jornalista Paulo Figueiredo, aliado de Eduardo Bolsonaro (PL-SP), disse na quarta-feira (20) que os EUA cancelaram os vistos do ministro Ricardo Lewandowski e do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG).

Figueiredo afirma que a revogação também se estende a familiares.

“Enquanto a Polícia Federal vem com indiciamentos inúteis, confirmo que o senador Rodrigo Pacheco e o ministro Ricardo Lewandowski – e seus familiares – tiveram seus vistos americanos revogados pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos da América”, publicou Figueiredo em rede social.

https://x.com/pfigueiredo08/status/1958317841280643285

Lewandowski e Pachecodisseram que não foram notificados oficialmente pelo governo norte-americano.

Se confirmada, a medida representaria um endurecimento da política de sanções dos EUA contra autoridades brasileiras.

Desde julho, o governo Trump já havia atingido nomes como o ministro Alexandre de Moraes, do STF, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, além de ex-integrantes do programa Mais Médicos e seus familiares.

O ministro Gilmar Mendes também teve o visto revogado.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

“Recado ao Congresso”

Em entrevista, Figueiredo afirmou que o cancelamento do visto de Pacheco foi um “recado” para os presidentes da Câmara e do Senado. Ele afirmou que Hugo Motta (Republicanos-PB) e Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) podem ser os próximos alvos caso continuem, nas suas palavras, “segurando a anistia” a presos e investigados pelo 8 de Janeiro.

Enfatizou também que o cancelamento do visto do ministro Lewandowiski  estaria ligado tanto ao seu histórico no STF quanto ao cargo atual de ministro da Justiça no governo Lula.

“Era importante um ministro diretamente ligado ao Lula sofrer as consequências”, declarou.

Se confirmada, a medida amplia a lista de autoridades brasileiras alvo de sanções do governo Trump e eleva a tensão diplomática entre Brasília e Washington.

  • No programa Cartas na Mesa, os cientistas políticos Adriano Gianturco e Christian Lohbauer analisam a revogação de vistos determinada por Trump, destacando aspectos que costumam passar despercebidos no debate público. Assista gratuitamente no canal da Brasil Paralelo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais