This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Lançamentos
3
min de leitura

“Esse jogo político destrói a economia brasileira”, diz César Curi

A Varig revolucionou a história da aviação brasileira e mostrou a potência do empreendedorismo nacional.

Por
Publicado em
12/12/2022 22:18

De pequena empresa do Sul do país a campeã mundial em geração de resultados no setor aéreo, a Varig teve uma trajetória parecida com a do Brasil: mesmo com as ferramentas e os recursos humanos ideais para ser gigante, sempre caiu nas mãos de um Estado em busca dos próprios interesses. 

Todos os fatores que provocaram a ascensão e queda da Varig serão contados no novo documentário da Brasil Paralelo, “Varig: A Caixa Preta do Brasil”

O filme estreia nesta segunda-feira, 12 de dezembro, às 20h, e mostra depoimentos inéditos sobre o fim desse patrimônio nacional.

Os maiores especialistas em aviação do país, além de ex-funcionários da Varig, foram ouvidos para a elaboração de um dossiê completo sobre a primeira multinacional do Brasil.

No mercado de aviação por quase 80 anos, a Varig ergueu um império e construiu no imaginário dos brasileiros algo sem paralelo no mercado nacional: um sentimento de orgulho, patriotismo e pertencimento. 

Além de maior companhia aérea, foi também a maior empresa de manutenção de aviões e de transporte de carga da América Latina. Mas sucumbiu ao que o mercado internacional chama de "crony capitalism", como explica o jornalista e escritor Armando Levy: 

"É quando aqueles que detêm o poder político manipulam o mercado para servir a alguns grupos do seu interesse, que recebem todas as vantagens de competição". 

Levy investigou a história da Varig por dois anos, trabalho que resultou na publicação do livro Os Abutres e a Varig. 

Ele foi um dos entrevistados para o documentário e afirma que foi justamente esse capitalismo atravancado, no qual os amigos governo é que ganham, que imperou por décadas do Brasil.

"Esse jogo político destrói a economia brasileira, gera desemprego, pobreza e desigualdade. Enquanto isso não mudar, os empresários brasileiros estarão concorrendo em condições de desigualdade e não avançaremos enquanto nação".

César Curi é ex-presidente do Conselho de Administração da Fundação Ruben Berta, controladora da Varig. Trabalhou no grupo por 35 anos e garante que sua falência foi um crime de lesa-pátria e que se deu principalmente por intervenções estatais. 

"Acredito que todo processo que envolve a destruição de uma empresa tem vários fatores contribuintes. Mas as medidas dos governos não deram à Varig alternativas de subsistência no transporte aéreo".

Curi também participou do documentário, o qual indica como essencial para entendermos quão prejudiciais podem ser as relações entre governos e empresas. 

"O Brasil vive um modelo de capitalismo predatório".

Documentário aponta para um problema nacional 

Conhecer a trajetória da Varig é essencial para entender o porquê o Brasil tem todos os recursos necessários, mas não prospera. 

Economicamente e socialmente, existem barreiras históricas que serão contadas em declarações inéditas no novo documentário da Brasil Paralelo: “Varig: A Caixa Preta do Brasil”

O filme busca esclarecer a relação entre as ações do Estado e o fim de empreendimentos como a Varig, que foram essenciais para o desenvolvimento do país.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais