Mundo de 2026 gerou grande repercussão nas redes sociais e levantou discussões sobre política e tradição.
Mas essa não é a primeira vez que o uniforme da seleção carrega consigo um simbolismo maior do que o futebol.
Os uniformes da seleção brasileira sempre carregaram as cores da bandeira nacional, com exceções pontuais, como em 2023, quando a equipe usou uma camisa preta em uma ação contra o racismo.
Originalmente o uniforme da seleção era branco
Desde o primeiro jogo da Seleção Brasileira, em 1914 contra o Exeter City F.C., o uniforme branco foi o escolhido.
A camisa clara, então predominante, acompanhou o time nas primeiras décadas e esteve presente na conquista do primeiro título, em 1919, no Campeonato Sul-Americano.
Durante esse período, algumas exceções ocorreram.
- Em 1916, a seleção entrou em campo com camisa verde e calção amarelo contra a Argentina.
- Em 1917, diante da necessidade de evitar confusão com os uniformes de Argentina e Chile, adotou o vermelho como solução temporária.
- Em 1937, a cor vermelha foi utilizada novamente em uma partida do Campeonato Sul-Americano, contra o Peru.
O uniforme branco continuou sendo o principal até 1950, quando a derrota na final da Copa do Mundo marcou o fim de uma era.
Em 1953, a camisa amarela da Seleção Brasileira foi escolhida por meio de um concurso promovido pelo jornal Correio da Manhã.
O modelo vencedor, com a camisa toda amarela e detalhes verdes na gola e nas mangas, passou a ser adotado oficialmente a partir da Copa do Mundo de 1954.
Quatro anos depois, em 1958, o Brasil chegou à final da Copa do Mundo enfrentando um imprevisto: a Suécia, anfitriã do torneio, usaria seu uniforme principal, que também era amarelo.
A seleção brasileira precisaria mudar sua cor. Voltar à camisa branca, marcada pela derrota para o Uruguai no “Maracanaço” de 1950, estava fora de cogitação, a superstição e o trauma ainda eram muito presentes.
Diante da urgência e da angústia, Paulo Machado de Carvalho, chefe da delegação brasileira, recorreu à fé.
Após uma oração, fixou o olhar em uma imagem de Nossa Senhora Aparecida. Inspirado pelo manto azul da padroeira do Brasil, decidiu: a nova camisa da seleção seria azul.
Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.



.webp)




.png)




















