Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Saúde
3
min de leitura

Entenda como começa um Burnout e como evitá-lo

As nutricionistas Dani Sabino e Patrícia Lara ensinaram a evitar o burnout e outros distúrbios.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/5/2023 12:40
-

As nutricionistas Dani Sabino e Patrícia Lara foram convidadas pelo podcast Conversa Paralela para falar sobre nutrição e cuidados com o corpo

Ao falar sobre alguns dos principais problemas de saúde do mundo moderno, a síndrome do burnout veio à tona. Segundo o Ministério da Saúde, a definição desta síndrome é:

"Distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico resultante de situações de trabalho desgastante, que demandam muita competitividade ou responsabilidade. A principal causa da doença é justamente o excesso de trabalho".

Uma pesquisa do Future Forum aponta que o burnout vem crescendo a cada ano. Em 2022, 42% dos trabalhadores administrativos e gerentes entrevistados em todo o mundo disseram se sentir "esgotados" em seus empregos.

Para ajudar na prevenção e melhora do burnout, as nutricionistas explicaram qual é o processo que leva ao esgotamento total.

Como as pessoas chegam no burnout?

Antes de ter o burnout, ou seja, o esgotamento total, o corpo dá diversos sinais. Segundo Dani Sabino, a pessoa passa por 3 etapas antes de chegar ao burnout:

  1. alarme;
  2. resistência e 
  3. exaustão.

Alarme

Nessa fase, a pessoa está em mania. O corpo emite muito cortisol, dando a sensação de que quase tudo é possível. Muitos conseguem dormir pouco e trabalhar muito nesse período. Após um tempo na fase de alarme, a pessoa se desgasta, iniciando a segunda etapa.

Resistência

Nesse período é comum que aumente a gordura abdominal. A pessoa começa a sentir muito desejo por doces para suprir a energia que o corpo está com dificuldade de produzir. Açúcar, gordura e sal passam a parecer urgentes para quem está nessa fase.

Segundo Patrícia Sabino, esses desejos são alertas do corpo que está quase parando, encaminhando-se para o esgotamento. A pessoa passa a achar que é comum viver com mau humor e má disposição. 

Ao permanecer nesta fase sem buscar melhora, provavelmente surgirá o burnout.

Exaustão ou burnout

Nesse momento surge um distúrbio emocional com sintomas de exaustão extrema, estresse e esgotamento físico. A pessoa se sente esgotada, incapaz de continuar suas tarefas profissionais e até mesmo pessoais.

Para sair dessa fase, são necessários tratamentos psicológicos e talvez psiquiátricos.

Dicas de saúde

As duas especialistas trouxeram diversas dicas para evitar o burnout e diversas outras síndromes. Confira o podcast completo:

Travessia - o essencial em um só lugar

A Travessia é uma das iniciativas mais ousadas da Brasil Paralelo. Grande parte dos elementos mais essenciais da vida foram reunidos em um só lugar, organizados em aulas rápidas, ministradas pelos maiores especialistas do Brasil.

Um dos professores é Victor Sorrentino, médico especialista em medicina preventiva e integrativa, ensinando os alunos a terem uma vida mais produtiva e saudável. 

Mas tudo isso tem um porém: a Travessia não ficará disponível por muito tempo, as inscrições ficarão abertas por pouco tempo.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais