Política5 min de leitura

Dirceu diz que a direita escolheu Tarcísio contra Lula em 2026

José Dirceu prevê Tarcísio como rival de Lula na próxima eleição.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
Ex-ministro da Casa Civil de Lula, José Dirceu prevê disputa entre o governador Tarcísio e o atual presidente.
Fonte da imagem: Reprodução redes sociais

Receba notícias gratuitamente em seu email

A declaração foi concedida  durante um ato contra a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, organizado pelo grupo Prerrogativas. 

Em um evento na PUC-SP, José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, analisou o cenário político para as eleições presidenciais de 2026. 

video

O tabuleiro da sucessão

"A direita não quer Bolsonaro como candidato", afirmouDirceu. O ex-ministro da Casa Civil também apontou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), emergiu como o nome preferido das elites para enfrentar Lula, segundo o Estadão.

Dirceu, que planeja concorrer a deputado federal em 2026, vê o PT unido em torno de Lula, enquanto a direita enfrenta divisões. 

A aposta em Tarcísio, na visão do petista, reflete um movimento para substituir Bolsonaro, inelegível até 2030 após condenação por abuso de poder no TSE, e alinhar-se a uma agenda de privatizações que agrada ao mercado.

O que Dirceu disse exatamente

  • Sobre Bolsonaro: "A direita não o quer como candidato (…) Bolsonaro vai responder pelos crimes que cometeu e será ameaçado de prisão sem indulto se insistir."
  • Sobre Tarcísio: "O candidato da direita se chama Tarcísio de Freitas. A elite de São Paulo já o abraçou."
  • Contexto político: "A direita sabe o que quer, nós precisamos saber o que queremos", cobrando mobilização da esquerda para 2026.

A direita em xeque

Por outro lado, Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Jr. (PSD) também despontam como opções, mas Dirceu os vê como menos consolidados:

"Bolsonaro não apoiará ninguém facilmente".

Com Lula como candidato à reeleição, segundo Dirceu, o PT foca em manter sua base, enquanto a direita busca um nome competitivo. O embate de 2026 promete reeditar a polarização, com novos rostos em jogo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

[VENDA] BP 10 ANOS
[VENDA] BP 10 ANOS