Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Dirceu diz que a direita escolheu Tarcísio contra Lula em 2026

José Dirceu afirmou que a direita descarta Bolsonaro e aposta em Tarcísio para 2026.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
1/4/2025 20:10
Reprodução redes sociais

A declaração foi concedida  durante um ato contra a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, organizado pelo grupo Prerrogativas. 

Em um evento na PUC-SP, José Dirceu, ex-ministro da Casa Civil no governo Lula, analisou o cenário político para as eleições presidenciais de 2026. 

video

O tabuleiro da sucessão

"A direita não quer Bolsonaro como candidato", afirmouDirceu. O ex-ministro da Casa Civil também apontou que o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos-SP), emergiu como o nome preferido das elites para enfrentar Lula, segundo o Estadão.

Dirceu, que planeja concorrer a deputado federal em 2026, vê o PT unido em torno de Lula, enquanto a direita enfrenta divisões. 

A aposta em Tarcísio, na visão do petista, reflete um movimento para substituir Bolsonaro, inelegível até 2030 após condenação por abuso de poder no TSE, e alinhar-se a uma agenda de privatizações que agrada ao mercado.

O que Dirceu disse exatamente

  • Sobre Bolsonaro: "A direita não o quer como candidato (…) Bolsonaro vai responder pelos crimes que cometeu e será ameaçado de prisão sem indulto se insistir."
  • Sobre Tarcísio: "O candidato da direita se chama Tarcísio de Freitas. A elite de São Paulo já o abraçou."
  • Contexto político: "A direita sabe o que quer, nós precisamos saber o que queremos", cobrando mobilização da esquerda para 2026.

A direita em xeque

Por outro lado, Ronaldo Caiado (União Brasil) e Ratinho Jr. (PSD) também despontam como opções, mas Dirceu os vê como menos consolidados:

"Bolsonaro não apoiará ninguém facilmente".

Com Lula como candidato à reeleição, segundo Dirceu, o PT foca em manter sua base, enquanto a direita busca um nome competitivo. O embate de 2026 promete reeditar a polarização, com novos rostos em jogo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais