O juiz Antonio Maria Patiño Zorz, responsável pela 1 Zona Eleitoral de São Paulo, deu um parecer favorável a uma ação do Partido Socialista Brasileiro (PSB) contra Pablo Marçal.
A representação pediu uma abertura de inquérito contra Marçal por pagar seguidores para divulgar seus cortes.
O juiz escreveu em seu parecer que não se trata de uma medida contra canais criados para a campanha, apenas de contas voltadas para a monetização de conteúdos:
“Monetizar cortes" equivale a disseminar continuamente uma imagem sem respeito ao equilíbrio que se preza na disputa eleitoral. Notadamente o poderio econômico aqui estabelecido pelo requerido Pablo suporta e reitera um contínuo dano e o faz, aparentemente, em total confronto com a regra que deve cercar um certame justo e proporcional.”
As atividades do candidato no Discord também serão suspensas para evitar que o candidato consiga utilizar a plataforma para se articular com seus seguidores.
Tábata Amaral (PSB) comentou a decisão:
“Com essa decisão, o que a Justiça Eleitoral está apontando é que há suspeitas concretas de que Marçal fez uso de recursos ilegais para se promover nessas eleições. É uma decisão liminar. Basicamente, Pablo caiu no antidoping.”
Durante uma live realizada pelo candidato neste sábado, Marçal afirmou que não tem medo de ser preso:
“Quero que vocês saibam que não tenho um pingo de medo do que vocês estão falando [...] ninguém tem medo de cadeia, de presidente da República, de governador.”
O influenciador também ressaltou que os movimentos da justiça só fortalecem sua campanha:
"Obrigado por vocês me perseguirem. Toda perseguição acelera o processo. Derrubem minhas redes sociais que vocês vão ver, vou aparecer até dentro da sua geladeira.”
A Justiça Eleitoral estabeleceu uma multa diária de R$10 mil enquanto o candidato não acatar a decisão judicial. Marçal ainda pode recorrer da ação.
O influenciador gravou um vídeo no Instagram em que afirmou que irá vencer no primeiro turno:
“Vai ser no primeiro turno. Não vai ter segundo turno.
Vocês vão se lascar com o que vocês estão fazendo. Vocês não dão conta de ganhar no voto. O povo já cansou de vocês. Vocês são canalhas. Aqui ninguém vai curvar a cabeça para vocês. Vai ser o povo contra vocês, sistema”, afirmou em vídeo do seu Instagram.
“Hoje, estamos comemorando 13 milhões de seguidores nas redes sociais. E eles vêm derrubar minhas redes sociais.
Vai custar mais caro e vai ser no primeiro turno”, disse.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP