Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Congresso Nacional
3
min de leitura

Deputados apostam na cassação de parlamentar que agrediu membro do MBL

Glauber se envolveu em uma confusão com um integrante do MBL, o qual acabou sendo agredido e expulso da Câmara dos Deputados pelo parlamentar

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
25/4/2024 20:25
Vinicius Loures / Câmara dos Deputados

Nesta segunda-feira (22 de abril de 2024), o presidente da Câmara dos Deputados deu andamento ao processo do episódio em que o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) agrediu um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) e, posteriormente, o deputado Kim Kataguiri (União-SP).

Lira encaminhou uma representação, de autoria do partido Novo, ao Conselho de Ética da Casa em desfavor de Glauber. 

Apesar de ser uma praxe em casos assim, a atitude do presidente da Casa aumentou rumores nos bastidores sobre cassação do mandato do parlamentar fluminense.

Diante desse cenário, muitos deputados já expressaram sua convicção de que o caso de Glauber Braga deve ser analisado com rigor pelo Conselho de Ética e alguns vão além, apostando na perda do mandato do parlamentar. 

Para eles, a postura adotada por Braga viola os princípios éticos e o decoro parlamentar, o que justifica uma punição severa.

Para o deputado Rodrigo Valadares (União-SE), caso Glauber tenha a cassação consumada “seria uma decisão acertada”.

“A cena que o deputado Glauber protagonizou aqui na Câmara é inadmissível. Agressões físicas são inaceitáveis. O Congresso Nacional não pode virar um ringue de luta. Acredito que a cassação nesse caso seria uma decisão acertada.”, declarou Valadares.

Na mesma linha, o deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) também defendeu a cassação e afirmou que as atitudes de Glauber “ferem de morte o decoro parlamentar”.

“Não tem nem muita discussão aqui: a agressão a Gabriel Costernaro e Kim Kataguiri ferem de morte o decoro parlamentar e Glauber Braga merece a cassação. Aguardando a Comissão de Ética fazer seu trabalho para confirmá-lo no Plenário”, disse Van Hatten.

Enquanto isso, o deputado Glauber Braga se manifestou brevemente sobre a representação encaminhada por Lira, afirmando que não irá retroceder em suas posições.

“MBL, Partido Novo e PL estão tentando constranger seus inimigos políticos, mas não vai colar. Não vamos retroceder em nossas posições.”, disse Glauber.

A expectativa agora é que o órgão colegiado designe um relator para proferir um parecer sobre o caso. Sem nenhum nome como favorito, o relator deverá ser anunciado nos próximos dias.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais