Nesta segunda-feira (22 de abril de 2024), o presidente da Câmara dos Deputados deu andamento ao processo do episódio em que o deputado Glauber Braga (PSOL-RJ) agrediu um militante do Movimento Brasil Livre (MBL) e, posteriormente, o deputado Kim Kataguiri (União-SP).
Lira encaminhou uma representação, de autoria do partido Novo, ao Conselho de Ética da Casa em desfavor de Glauber.
Apesar de ser uma praxe em casos assim, a atitude do presidente da Casa aumentou rumores nos bastidores sobre cassação do mandato do parlamentar fluminense.
Diante desse cenário, muitos deputados já expressaram sua convicção de que o caso de Glauber Braga deve ser analisado com rigor pelo Conselho de Ética e alguns vão além, apostando na perda do mandato do parlamentar.
Para eles, a postura adotada por Braga viola os princípios éticos e o decoro parlamentar, o que justifica uma punição severa.
Para o deputado Rodrigo Valadares (União-SE), caso Glauber tenha a cassação consumada “seria uma decisão acertada”.
“A cena que o deputado Glauber protagonizou aqui na Câmara é inadmissível. Agressões físicas são inaceitáveis. O Congresso Nacional não pode virar um ringue de luta. Acredito que a cassação nesse caso seria uma decisão acertada.”, declarou Valadares.
Na mesma linha, o deputado Marcel Van Hatten (Novo-RS) também defendeu a cassação e afirmou que as atitudes de Glauber “ferem de morte o decoro parlamentar”.
“Não tem nem muita discussão aqui: a agressão a Gabriel Costernaro e Kim Kataguiri ferem de morte o decoro parlamentar e Glauber Braga merece a cassação. Aguardando a Comissão de Ética fazer seu trabalho para confirmá-lo no Plenário”, disse Van Hatten.
Enquanto isso, o deputado Glauber Braga se manifestou brevemente sobre a representação encaminhada por Lira, afirmando que não irá retroceder em suas posições.
“MBL, Partido Novo e PL estão tentando constranger seus inimigos políticos, mas não vai colar. Não vamos retroceder em nossas posições.”, disse Glauber.
A expectativa agora é que o órgão colegiado designe um relator para proferir um parecer sobre o caso. Sem nenhum nome como favorito, o relator deverá ser anunciado nos próximos dias.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP