This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Damares visita presídio da Papuda e diz que Bolsonaro possivelmente irá para lá

“O presidente Bolsonaro está pagando por um crime que não cometeu, mas talvez ele vá ter que passar alguns dias aqui”, disse o Senador Márcio Bittar durante a visita.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
18/11/2025 17:26
Reprodução

Quatro senadores aliados de Jair Bolsonaro realizaram uma visita técnica ao Complexo Penitenciário da Papuda, em Brasília, nesta segunda-feira (17). 

O objetivo era avaliar as condições do local onde o ex-presidente poderá vir a cumprir a pena de 27 anos e 3 meses de prisão. A comitiva, liderada por Damares Alves (Republicanos-DF), aproveitou para levantar denúncias sobre a situação do líder.

O foco principal da visita foi o estado de saúde de Bolsonaro, e como ele pode se ver afetado pelas condições do Complexo.  

Um dos questionamentos principais que a senadora levou à administração da Papuda é o tempo de resposta em caso de emergência. 

"Qual é o tempo entre o complexo e o primeiro hospital? O tempo de deslocamento seria suficiente?", perguntou. 

Para Damares, o tempo de deslocamento representa um risco de morte para o ex-presidente, caso uma emergência aconteça.

A comitiva também visitou a ala de idosos, relatando ter encontrado detentos de 85 anos doentes e descrevendo "cenas muito tristes" sobre as condições de vida e alimentação. 

Apesar da inspeção geral, o grupo não conseguiu acessar as celas específicas previstas para Bolsonaro

Para os aliados, essa negativa de acesso, que ainda depende de decisão do ministro Alexandre de Moraes, é parte da “realidade da perseguição política”.

O senador Izalci (PL-DF) questionou a adequação da Papuda para o ex-presidente. Ele argumentou que Bolsonaro, sendo ex-militar e devido ao seu estado de saúde, não deveria estar na Papuda.

“Hoje o general Braga Netto está no quartel do Rio de Janeiro. O presidente Lula, quando foi preso, estava na Polícia Federal, lembrando que além de ser ex-presidente Jair Bolsonaro também é militar oficial do exército”, disse.

A comitiva aguarda o aval de Moraes para inspecionar os espaços específicos, enquanto o processo de condenação segue na fase de recursos.

Recentemente, o governo do Distrito Federal solicitou a Moraes avaliar a “compatibilidade” da situação de saúde do Bolsonaro com a sua potencial prisão na Papuda. No entanto, o ministro recusou o pedido.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais