Ir para o conteúdo principal
Atualidades5 min de leitura

Cruzamento de dados liga Bolsa Família à lavagem de dinheiro do PCC

Cruzamento de dados revela elo de beneficiários com facção criminosa.

Por
Redação
Publicado em
Bolsa Família expõe lavagem de dinheiro do PCC
Fonte da imagem: G1

Receba notícias gratuitamente em seu email

Próximo envio em
10h
32m
49s

Um cruzamento de dados do Bolsa Família revelou que beneficiários do programa social realizaram transações suspeitas de lavagem de dinheiro para o Primeiro Comando da Capital (PCC), segundo a Gazeta do Povo. 

O COAF identificou o esquema, que envolveu dezenas de operações via Pix com a Fintech 2GO, investigada por elo com a facção.

Operação expõe “laranjas” do crime

Ao analisar movimentações financeiras de beneficiários do Bolsa Família, o Coaf detectou atividades incompatíveis com o perfil de baixa renda exigido pelo programa. Um relatório enviado à Polícia Federal (PF) apontou 68 pessoas em transações com a 2GO entre novembro de 2022 e outubro de 2023.

Entre os casos, um vendedor de Maricá (RJ), de 31 anos, recebia R$800 mensais do programa, mas movimentou milhares em Pix, levantando suspeitas de atuação como "laranja" do PCC.

"O PCC usa fintechs como a 2GO para lavar dinheiro do tráfico, aproveitando brechas na fiscalização do Bolsa Família." A PF investiga se esses beneficiários integram a rede criminosa ou foram vítimas de golpes. 
[LEAD] BOX BUC

Falhas no Bolsa Família sob fogo

O governo reconheceu falhas na fiscalização do programa. A Controladoria-Geral da União (CGU) informou que dados desatualizados dificultam identificar fraudes, segundo relatório de dezembro de 2024.

O Ministério do Desenvolvimento Social prometeu aprimorar o sistema em 2025, mas a revogação de uma norma que obrigava fintechs a reportar ao Coaf, após Fake News sobre taxação do Pix, foi criticada por facilitar crimes.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membrosComo um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. Clique aqui.

[LEAD] BOX BUC
[LEAD] BOX BUC