Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Cruz da primeira missa celebrada no Brasil inicia peregrinação por seis estados brasileiros. Veja as imagens exclusivas

Artefato histórico mantido em Portugal visitará São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Bahia, Pará e Distrito Federal até 27 de abril.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
15/4/2025 13:09
Gabriel Costa/ Brasil Paralelo

A cruz que marcou a primeira missa no Brasil, celebrada em 26 de abril de 1500, chega novamente ao solo brasileiro. A missa realizada na Catedral Metropolitana de São Paulo ao meio-dia de terça-feira (15), inicia uma série de celebrações que ocorrerão na Semana Santa em todo o Brasil.

A cruz, que fica permanentemente no Museu da Sé de Braga, em Portugal, começou sua peregrinação por cidades portuguesas no último sábado (12), passando por Braga, Fátima, Cascais e Lisboa. No Brasil, ficará no Brasil até 27 de abril, período durante o qual irá visitar seis estados. 

“Queremos, a partir da peregrinação dessa cruz que comunicará a redenção do Nosso Senhor, levar esperança ao povo brasileiro”, disse o padre Omar Raposo, do Santuário Cristo Redentor, em coletiva de imprensa.

Ao falar com os jornalistas durante o evento de hoje, enfatizou que a peregrinação é uma forma de intensificar a fé dos cristãos:

“É uma forma de intensificar ainda mais a fé neste tempo que vivemos, durante a Semana Santa, não é? Exatamente. A cruz vem nesta celebração tão histórica para nós, pela primeira vez, realizando essa peregrinação histórica em nosso país”. 

Dom Odilo Scherer, arcebispo de São Paulo, afirmou que não se comunicará com a imprensa e que tudo o que precisar comunicar será feito na homilia, que está ocorrendo neste momento.  

Cruz da primeira missa celebrada no Brasil. Catedral Metropolitana de São Paulo. Imagem: Gabriel Costa/ Brasil Paralelo.
Missa de recepção da cruz da primeira celebração realizada no Brasil, em 1500. Imagem: Gabriel Costa/Brasil Paralelo.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.  

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais