Como aconteceu o incêndio na COP30?
O fogo começou no Pavilhão dos Países, em uma área próxima ao estande da China e ao Pavilhão da Índia. Em poucos minutos, a fumaça tomou o teto e a energia foi desligada para evitar maiores danos.
“Nossa luz ficou piscando e a fumaça subiu”, contou o ambientalista Marcelo Rocha, que estava entre o pavilhão da África e o espaço Climate Live.
Segundo Rocha, a equipe técnica já havia alertado para problemas nas instalações elétricas. Informações preliminares apontam para um possível curto-circuito.
As lonas e carpetes inflamáveis ajudaram a propagar rapidamente as chamas. Seguranças da ONU formaram um cordão para impedir a entrada de pessoas e garantir a evacuação.
O Corpo de Bombeiros do Pará agiu de imediato e controlou o incêndio. Não houve feridos.
A UNFCCC, Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre a Mudança do Clima, informou que a área atingida deixou de ser considerada “território da ONU” e passou temporariamente ao comando do governo brasileiro para inspeções de segurança.
O ministro do Turismo, Celso Sabino, afirmou que o incêndio foi contido pois a estrutura utiliza material antichamas. Segundo Sabino, ainda não é possível afirmar a causa exata.
A organização da COP30 confirmou que novas atualizações seriam divulgadas ao longo da tarde. O evento seguirá assim que a segurança estiver restabelecida.
A política nacional passa por novidades todos os dias, e elas afetam a sua vida em vários sentidos. Por isso, você não pode perder as notícias mais importantes do Brasil.
A Brasil Paralelo criou o Resumo BP, uma newsletter gratuita que leva uma curadoria especial de informações até você. Para ter acesso a um conhecimento maior sobre o que acontece no país e no mundo, basta só se registrar:
Quero assinar gratuitamente o Resumo BP.