Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Consumo rápido de vídeos aumenta o tédio em jovens, aponta Sociedade Americana de Psicologia

Um relatório publicado na segunda-feira aponta que ver apenas trechos curtos de conteúdos pode afetar a saúde mental.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
22/8/2024 19:20
Freepick

No dia 19 de agosto a Sociedade Americana de Psicologia (APA) divulgou uma pesquisa que associa o ato de assistir apenas trechos rápidos de vídeos com o tédio. O relatório foi publicado no Journal of Experimental Psychology e avaliou 1200 pessoas nos EUA e no Canadá. A maioria dos participantes era estudante universitário. 

Os cientistas pediram aos participantes para trocar de vídeo quando se sentissem entediados, a fim de aliviar o sentimento. A pesquisadora Katy Tam, da Universidade de Toronto, afirmou que a prática não melhora a sensação e mina a capacidade de satisfação das pessoas. Foi relatado que o tédio era menor quando o conteúdo era mais longo e envolvente. 

"Se as pessoas querem uma experiência mais agradável ao assistir vídeos, elas podem tentar se concentrar no conteúdo e minimizar a troca digital”.

A pesquisadora explica que o prazer de consumir um conteúdo está ligado a se aprofundar nele, não apenas visualizá-lo de forma rápida. 

 "A troca rápida de conteúdo pode fazer com que o usuário não veja sentido no que está assistindo porque têm tempo para se envolver ou entender as informações”.

O uso de smartphones pode aumentar mais o tédio

O estudo concluiu ainda que o uso repetido de smartphones aumenta o tédio. Tam explica que ao dar muita atenção ao dispositivo, a capacidade do ser humano de apreciar interações sociais reais diminui. 

“O tédio crônico está ligado a sintomas depressivos, ansiedade, agressão sádica e comportamento de risco”.

A capacidade de atenção do ser humano está diminuindo

Gloria Mark, professora de informática da chanceler na Universidade da Califórnia, Irvine, afirmou em entrevista que a capacidade humana de se manter atento diminuiu em 20 anos. 

Desde 2004, pesquisadores medem quanto tempo as pessoas conseguem se concentrar em atividades em frente a telas. 

Em 20 anos, os grupos pesquisados perderam 80% da sua capacidade de se concentrar. Veja um comparativo:

  • 2004 - O tempo de foco em uma atividade era de  2,30 min;
  • 2012 - O tempo de foco em uma atividade era de 0,74 min;
  • 2024 - O tempo de foco em uma atividade é de 0,47 min;

A situação é mais grave entre os membros da geração Z. Um relatório britânico revelou que os nascidos entre 1997 e 2012 têm a capacidade de se concentrar por 8 segundos, em média. Isso é 4 segundos a menos que os millennials, aqueles nascidos entre 1981 e 1996. 

Para minimizar as perdas, a Sociedade Americana de Psicologia recomenda que as pessoas repensem seus hábitos de consumo digital. O maior entretenimento está em se aprofundar nos vídeos online, em vez de apenas passar por eles.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais