Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.
O governo federal investiga ameaças do Comando Vermelho (CV) contra a infraestrutura que alimenta a região metropolitana de Belém. A estrutura é considerada essencial para o fornecimento de energia durante a COP 30.
As ameaças foram registradas em um segundo documento classificado como “comunicado urgente” enviado em 31 de outubro pelo ministro de Minas e Energia.
O alerta foi repassado após a empresa responsável pela operação, Belém Transmissora de Energia, e a canadense Verene Energia S.A., gestora do contrato, denunciarem atos de coação e intimidação de funcionários.
Quais as ameaças do Comando Vermelho à COP30?
O “comunicado urgente” do ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, enviado ao Ministério da Justiça, alertou para um “risco iminente e ativo” à segurança dos trabalhadores.
O alvo seria a Subestação Marituba, peça central no abastecimento elétrico de Belém e vital para o funcionamento da COP30.
Além da subestação, o Consórcio Liberdade, responsável por obras viárias na região, também teria recebido ameaças idênticas e suspendeu suas atividades após notificações da facção.
Comunicado do Ministro de Minas e Energia ao Ministério da Justiça (Foto: Reprodução)
O caso foi comunicado à Polícia Federal, GSI, Aneel e Operador Nacional do Sistema (ONS), mas Marituba acabou ficando fora do decreto de Garantia da Lei e da Ordem (GLO).
A tensão aumentou após a descoberta de uma granada em um condomínio da cidade, no dia 4 de novembro.
O artefato foi recolhido pelo Bope, e fontes do sistema penitenciário alertaram para o risco de atentados na região.
Diante do cenário, a Polícia Federal determinou varreduras de segurança no Parque da Cidade, local onde ocorrerá a conferência climática.
As ameaças, segundo as empresas, começaram em maio de 2025 e vêm se intensificando com a aproximação da cúpula do clima.
O que é a COP30?
A Conferência das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (COP) é o principal fórum global para discutir políticas ambientais e acordos climáticos.
A edição de 2025, sediada em Belém, marca a primeira vez que o evento ocorre na Amazônia.
A COP30 reúne chefes de Estado, diplomatas, ONGs e especialistas de todo o mundo para definir compromissos de redução de emissões de carbono e estratégias de preservação ambiental.
Falas sobre o ambiente estão acontecendo neste momento, e elas podem se tornar políticas que influenciaram o panorama de todos os países. Se você não quer ficar por fora destas informações, assine a newsletter gratuita da Brasil Paralelo, o Resumo BP, que leva até você uma curadoria de notícias.
Basta só se registrar, e a newsletter chegará diretamente até você sem custo algum.