O impacto da influência digital e o resgate da tradição
O crescimento expressivo de figuras católicas nas redes sociais aponta para uma reconfiguração no diálogo entre a fé e a sociedade contemporânea. Alguns padres reúnem milhões de seguidores em suas redes sociais.
- Padre Marcelo Rossi soma mais de 10,3 milhões de seguidores no Instagram;
- Frei Gilson ultrapassa 9,4 milhões;
- Padre Patrick Fernandes, conhecido pelo conteúdo catequético e acessível, reúne 6,7 milhões de seguidores;
- Padre Paulo Ricardo, referência em formação doutrinária, já conta com mais de 2,5 milhões.
Durante a Quaresma de 2024, o Rosário da Madrugada, transmitido ao vivo por Frei Gilson às 4 horas da manhã, chegou a reunir mais de 1 milhão de pessoas em oração simultânea, em três ocasiões distintas.
O movimento vem à tona após décadas de queda no número de católicos
Embora o Brasil ainda seja o maior país católico do mundo, a presença da religião entre os brasileiros vem diminuindo ao longo do tempo.
Em 1872, quase toda a população, 99,7%,se declarava católica. Esse número foi caindo lentamente nas décadas seguintes e, em 1970, chegou a 91,8%.
No entanto, a queda mais acentuada veio no século XXI: entre os censos de 2000 e 2010, a proporção de católicos no país despencou de 73,6% para 64,6%.
O Censo 2022 também vai atualizar o retrato religioso do país, trazendo novos dados sobre a presença dos católicos no Brasil. Mas quem espera por esses números ainda vai precisar aguardar: o IBGE só deve divulgar as informações sobre religião em junho.
Um papa também contribuiu para a expansão do catolicismo em diversas regiões do mundo
São João Paulo II, liderou a Igreja Católica de 1978 até 2005, sua atuação firme e espiritual foi essencial na queda do regime comunista e pelo crescimento do catolicismo em diversas partes do mundo.
A Brasil Paralelo está produzindo um novo documentário sobre esse tema: o papa que venceu o comunismo.
Ao assinar a plataforma de membros por apenas R$10 mensais, você garante acesso antecipado ao documentário assim que for lançado e desbloqueia todo o nosso catálogo de conteúdos originais, filmes, cursos, séries e entrevistas exclusivas.
Quero assinar