Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Brasil
3
min de leitura

Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência em meio a escândalo de fraudes no INSS

A demissão foi confirmada pelo governo nesta sexta-feira, 2 de maio.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
2/5/2025 18:29
Carlos Lupi deixa o Ministério da Previdência em meio a escândalo de fraudes no INSS.

Carlos Lupi não é mais o ministro da Previdência Social. A saída foi confirmada na noite desta quinta-feira (2) e, segundo apuração da CNN Brasil, o próprio Lupi pediu demissão ao presidente Lula. 

A decisão ocorre em meio ao escândalo de fraudes em aposentadorias do INSS, esquema que já motivou a abertura de investigação conjunta entre Polícia Federal e Controladoria-Geral da União.

De acordo com o Estadão, embora o Palácio do Planalto afirme que a demissão foi um "gesto de responsabilidade" do ministro, nos bastidores ela já era dada como certa. 

Isso porque o caso tem gerado forte desgaste à imagem do governo e a pressão política por uma resposta se intensificou com o crescimento da repercussão pública do escândalo.

A cúpula do governo avalia que a permanência de Lupi no cargo dificultaria a contenção da crise. O ex-ministro é também presidente nacional do PDT, partido da base aliada de Lula. No entanto, sua saída não foi suficiente para abafar pedidos da oposição por uma CPI que investigue o esquema no INSS.

Quem substituirá o ex-ministro Carlos Lupi?

O nome do substituto de Lupi ainda não foi anunciado. Nos bastidores, a avaliação é de que o próximo titular da pasta deverá ter perfil mais técnico, diante da complexidade da situação e da necessidade de reorganizar o sistema de descontos de associações em aposentadorias e pensões.

O caso segue em investigação. Segundo a Polícia Federal, o esquema teria movimentado mais de R$ 6,3 bilhões por meio de descontos indevidos em benefícios previdenciários, envolvendo entidades sindicais, associações e servidores públicos.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais