This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Política
3
min de leitura

Braga Netto chama Mauro Cid de mentiroso em audiência no STF

Sessão foi realizada a portas fechadas, sem gravação, e gerou protestos da defesa do general.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
24/6/2025 16:04
Ton Molina/STF e Isac Nóbrega/PR

Com informações da Folha de São Paulo

O general Walter Braga Netto chamou Mauro Cid de mentiroso duas vezes. A declaração foi feita durante uma acareação no Supremo Tribunal Federal, na manhã desta terça-feira (24).

A sessão durou cerca de 1h30 e, por ordem do ministro Alexandre de Moraes, ocorreu a portas fechadas, sem gravação em vídeo ou áudio. Apenas uma ata oficial foi lavrada.

Mauro Cid permaneceu com a cabeça baixa durante todo o encontro e não rebateu as acusações.

A defesa de Braga Netto criticou a restrição e afirmou que acionará a OAB por violação das prerrogativas profissionais da advocacia.

O que é uma acareação?

A acareação é um procedimento usado para esclarecer contradições entre depoimentos. Investigados com versões conflitantes são colocados frente a frente para que confrontem suas declarações diretamente.

  • Gostaria de receber as principais notícias do dia diretamente em seu E-mail, todos os dias e de graça? Assine o Resumo BP, a newsletter de jornalismo da Brasil Paralelo. Clique aqui e aproveite.

Segundo o relato da defesa, Mauro Cid manteve a cabeça baixa durante toda a sessão e não respondeu às acusações feitas pelo general.

Os dois apresentaram versões opostas sobre a entrega de dinheiro vivo em 2022. Segundo Cid, Braga Netto repassou os valores para financiar ações golpistas. Entre os alvos estariam a prisão e até o assassinato do ministro Alexandre de Moraes.

Braga Netto nega qualquer envolvimento e aponta contradições no depoimento do ex-ajudante de ordens de Jair Bolsonaro.

De acordo com seu advogado, Cid apresentou três versões diferentes sobre o local da suposta entrega do dinheiro: mencionou uma garagem, uma segunda garagem e uma sala da ajudância de ordens.

A acareação desta terça-feira faz parte das investigações sobre a tentativa de golpe em 2022, e acontece no mesmo dia em que outras figuras importantes do governo Bolsonaro, como Anderson Torres e o general Freire Gomes, também prestam esclarecimentos ao STF.

Braga Netto é amigo do pai de Mauro Cid desde os tempos da Academia Militar das Agulhas Negras, na década de 1970. Segundo a defesa, ele conhece do ex-ajudante de ordens desde que o tenente-coronel era criança.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais