As principais notícias todos os dias em seu e-mail
Garanta o próximo envio:
00
D
00
H
00
M
00
S
November 10, 2025
RECEBER DE GRAÇA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Autora de Harry Potter acusa liberais de abandonarem a liberdade de expressão

Autora de Harry Potter diz que muitos preferem a aprovação de seus grupos.

Por
Publicado em
8/8/2025 11:22
Gareth Davies/Getty Images

A escritora britânica J.K. Rowling voltou a criticar a esquerda recentemente.  Segundo ela, o grupo tem recuado diante de um princípio fundamental: a liberdade de expressão.

Em uma série de publicações na rede X, a autora afirmou que muitos liberais deixaram de defender o direito de ofender para não perder a aprovação de seus círculos sociais.

“Liberdade de expressão significa liberdade para ofender”, escreveu Rowling. “O número de supostos liberais que tropeçaram nesse obstáculo básico — porque pela primeira vez correram o risco de perder a aprovação de sua tribo — tem sido impressionante.

Mesmo se declarando liberal, Rowling tem sido alvo de ativistas por afirmar que o sexo biológico importa e que as mulheres devem ter seus direitos e espaços protegidos com base nele.

Ela também já se posicionou contra o que chama de “discurso forçado”. Trata-se da ideia de que pessoas devem ser pressionadas, ou até obrigadas por lei, a afirmar que um homem é uma mulher se ele assim se identificar.

  • Ideologia de gênero é um dos temas da trilogia gratuita As Grande Minorias. As minorias tomaram conta das pautas dos noticiários e das redes sociais, muito se fala sobre seus movimentos, mas pouco se diz sobre seus reais interesses. Assista agora ao episódio Geração sem Gênero.

Mentiras por fidelidade política

Em outra publicação recente, a escritora comentou que muitos que fazem esse tipo de afirmação não acreditam realmente nela, mas a repetem por obediência política.

“A sociedade ocidental está dividida entre os que sabem que se trata de um homem e dizem isso, e os que também sabem — mas mentem por fidelidade a uma ideologia. Não existe terceira opção.”

A frase foi publicada junto a uma imagem de Roxanne Tickle, um homem que se identifica como mulher, mencionada diretamente por Rowling na postagem.

As declarações reacenderam o debate sobre os limites da liberdade de expressão, o papel da linguagem nas disputas ideológicas e a pressão social para aderir a certas pautas em nome da aceitação.

O jornalismo da Brasil Paralelo existe graças aos nossos membros

Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa. 

Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos. 

Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo. 

Clique aqui.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais