Uma falha técnica no Em Ponto, da GloboNews, pegou o público de surpresa: o microfone aberto de uma das jornalistas deixou escapar uma crítica ao primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu.
O episódio ocorreu por volta das 7h35 desta segunda-feira (13), enquanto o canal transmitia ao vivo o discurso do líder israelense, direto de Jerusalém.
Enquanto a tradutora simultânea narrava o trecho em que Netanyahu homenageava um americano-israelense ferido em operação contra o Hamas, uma voz feminina foi captada ao fundo dizendo:
“Nossa Senhora… espero que o diabo lhe…”. Logo em seguida, o microfone foi cortado.
A transmissão continuou normalmente, sem qualquer menção ao ocorrido. Até o momento, a Globo não se pronunciou sobre o vazamento.
O discurso de Netanyahu aconteceu em meio à troca de reféns israelenses e prisioneiros palestinos, prevista no acordo de cessar-fogo entre Israel e o Hamas.
O vazamento ocorreu durante uma coletiva de imprensa conjunta entre o primeiro-ministro de Israel e o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, em Jerusalém.
O encontro aconteceu após o Hamas libertar os últimos 20 reféns que permaneciam sob poder do grupo terrorista.
Os israelenses foram libertados nesta segunda-feira (13), depois de passarem dois anos em cativeiro na Faixa de Gaza.
A entrega foi feita em duas etapas: o primeiro grupo, com sete pessoas, chegou durante a madrugada; o segundo, com treze, pouco depois.
O governo israelense confirmou que todos estão em segurança.
Antes da libertação, o Hamas permitiu que ao menos três reféns conversassem com seus familiares por meio de chamadas de vídeo.
O grupo também se comprometeu a devolver 28 corpos de reféns mortos em Gaza, entre eles o de um soldado israelense morto durante uma operação em 2014.
Em contrapartida, Israel deverá libertar 250 prisioneiros palestinos e 1.700 detidos durante a guerra iniciada após os ataques de 7 de outubro.
Não é fácil compreender um conflito com camadas históricas, religiosas, territoriais e políticas.
A maioria dos especialistas do Oriente Médio tem um consenso sobre o conflito entre Israel e Palestina: o ocidente possui uma visão nebulosa sobre o que acontece no Oriente Médio.
A relação entre as sociedades dessa região é complexa e não cabe nas simplificações políticas que são adotadas na visão de franceses, brasileiros ou americanos.
Para analisar o Oriente Médio, é preciso ajustar a lente para a lógica da região. Por esse motivo, a Brasil Paralelo mobilizou a sua equipe para ir até o local e ouvir as pessoas que de fato vivem essa realidade, produzindo o filme From The River To The Sea, Entenda a Guerra em Israel.
Como um veículo independente, não aceitamos dinheiro público. O que financia nossa estrutura são as assinaturas de cada pessoa que acredita em nossa causa.
Quanto mais pessoas tivermos conosco nesta missão, mais longe iremos. Por isso, agradecemos o apoio de todos.
Seja também um membro da Brasil Paralelo e nos ajude a expandir nosso jornalismo.
Cupom aplicado 37% OFF
Cupom aplicado 62% OFF
MAIOR DESCONTO
Cupom aplicado 54% OFF
Assine e tenha 12 meses de acesso a todo o catálogo e aos próximos lançamentos da BP