"As águas não podem apagar o amor", diz o Cântico dos Cânticos nº 8. Profético ou não, duas igrejas católicas pelo mundo resistiram a inundações. Localizadas em regiões que acabaram submersas para a construção de reservatórios de água, essas construções se tornaram atrações turísticas. Abaixo, o portal Brasil Paralelo apresenta quais são essas igrejas e por que foram parar embaixo d’água.
- Overton: informação imparcial e análise profunda, direto no seu e-mail. Assine agora!
Igreja Brasileira ressurgiu após ficar 26 anos submersa
Começando pelo Brasil. A cidade de Petrolândia (PE) abriga a igreja do Sagrado Coração. O local onde a construção se encontra foi inundado devido à construção da Usina Hidrelétrica Luiz Gonzaga, em 1988. Mantendo o nome, uma nova Petrolândia se reorganizou e seguiu a vida. Tudo ligado à “antiga Petrolândia” estava agora sob as águas. Ou pelo menos era o que se pensava até 10 anos atrás.
No ano de 2014, parte da construção voltou a aparecer entre as águas do “Velho Chico”, apelido popular do Rio São Francisco. Desde então, o local se tornou um destino turístico. É possível fazer passeios de lancha nos arredores da igreja e apreciar a cúpula que emerge do rio.



.webp)













.jpg)






