Especial de Natal 2025
LIBERE O BÔNUS ESPECIAL
00
D
00
H
00
M
00
S
December 15, 2025
GARANTIR OFERTA
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Internacional
3
min de leitura

Argentina rejeita taxar super-ricos e ameaça iniciativa defendida pelo governo brasileiro no G-20

O negociador da Argentina no G-20 afirmou que recebeu instruções enfáticas para se posicionar contra o tema.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
16/11/2024 10:48
BBC

A delegação argentina presente no G20 se opôs à proposta de taxar grandes fortunas. Este posicionamento preocupa o governo brasileiro, que teme um possível fracasso da proposta. 

O projeto havia sido inicialmente apresentado pelo ministro da Economia do Brasil, Fernando Haddad e havia sido aceito pelos outros países do bloco em julho. 

Os negociadores do G-20 estão reunidos para finalizar acordos que serão incluídos na Declaração de Líderes do Rio, prevista para ser assinada durante o evento, nos dias 18 e 19 de novembro. 

Um funcionário do Ministério da Fazenda do Brasil confirmou a O Estado de São Paulo que a delegação de Buenos Aires adotou uma postura hostil. 

Diplomatas do Itamaraty também relataram dificuldades em convencer os argentinos a apoiar a proposta. 

O negociador argentino, Federico Pinedo, não quis revelar aos jornalistas os detalhes da objeção ao projeto. Destacou que a negociação ainda está em andamento e evitou outros comentários. 

Reformulação da diplomacia do país

Desde que assumiu a presidência, em dezembro de 2023, Milei tem reformulado a diplomacia do país.

Ele substituiu recentemente a ministra das Relações Exteriores, Diana Mondino, por Gerardo Werthein. 

Nos encontros do G-20, apesar de não alterar as equipes, a Argentina mudou sua postura, segundo fontes do Ministério da Fazenda e do Itamaraty.

Milei confirmou sua participação na cúpula do evento, planejando discursar sobre Fome, Pobreza e Reforma da Governança Global. Não abordará a questão climática, embora a Argentina não esteja fora de negociações para receber recursos de fundos de preservação ambiental. 

Até o momento, não consta uma reunião dele com o presidente Lula. Javier Milei já protagonizou polêmicas com o atual chefe de Estado brasileiro e mantém proximidade com o ex-presidente Bolsonaro.  

Apoio do governo Lula à taxação de grandes fortunas

O texto proposto pelo ministério da Economia do Brasil enfatiza a tributação de indivíduos ultrarricos e afirma respeitar a soberania fiscal dos países. A ideia foi adotada pelo grupo em julho deste ano. 

O objetivo é combater a  evasão fiscal, ou seja, o pagamento de impostos em outros países. 

O Brasil espera que a África do Sul, próxima presidente do G-20, continue promovendo a taxação de grandes fortunas. A medida busca evitar a fuga de capitais para paraísos fiscais.

Antes do G-20, Milei encontrou-se com o ex-presidente dos EUA, Donald Trump, em uma demonstração de aliança política. 

Além do alinhamento de valores, Milei espera que Trump auxilie a Argentina a conseguir um empréstimo de US$44 bilhões com o Fundo Monetário Internacional, com o qual o país atualmente acumula uma dívida milionária.

O atual governo brasileiro acredita que o retorno de Trump à Casa Branca poderá complicar algumas negociações em andamento no G-20. No entanto, continua as negociações, apesar das dificuldades técnicas e legais para implementar a taxação de super-ricos e destinar a arrecadação a fundos internacionais.

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais