Especial de Natal 2025

Dia 15 de dezembro, garanta seu lugar

Cadastro gratuito
Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
This is some text inside of a div block.
3
min de leitura

Heading

Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit. Suspendisse varius enim in eros elementum tristique. Duis cursus, mi quis viverra ornare, eros dolor interdum nulla, ut commodo diam libero vitae erat. Aenean faucibus nibh et justo cursus id rutrum lorem imperdiet. Nunc ut sem vitae risus tristique posuere.

Por
This is some text inside of a div block.
Publicado em
This is some text inside of a div block.
This is some text inside of a div block.
Atualidades
3
min de leitura

Após superar diversas barreiras na vida, Rebeca Andrade faz o Brasil conquistar 2 medalhas de ouro nos jogos Pan-Americanos

Há 16 anos o Brasil não ganhava uma medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos. História de Rebeca traz inspiração para os brasileiros.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
26/10/2023 19:15
Foto: Paulo Ellis/AFP

Rebeca Andrade fez o Brasil ganhar destaque no mundo ao vencer o salto nos Jogos Pan-Americanos. Diversas das maiores potências do esporte internacional disputavam a medalha.

Após uma história de superação da pobreza e de diversas conquistas na vida, Rebeca conquistou seu primeiro ouro no Pan-Americano.

O Brasil não vencia uma medalha de ouro nos jogos Pan-Americanos desde 2007. A competição é uma das mais disputadas do mundo, envolvendo potências como os Estados Unidos e o Canadá.

Após superar Simone Biles no campeonato mundial de ginástica artística, Rebeca Andrade venceu as disputas de salto e trave no Pan-Americano. Confira o salto que trouxe o ouro para o Brasil:

Para alcançar o topo de seu esporte, Rebeca precisou vencer diversas dificuldades da vida.

Rebeca Andrade, uma história de superação

Para chegar ao topo do mundo, Rebeca precisou de muita persistência e paciência. Segundo matéria da Forbes Brasil, ela vem de uma família humilde da periferia de Guarulhos. 

A mãe de Rebeca criou seus 7 filhos sozinha, já que o pai se afastou desde sua infância. Ela precisava trabalhar o dia todo como faxineira para conseguir sustentar todos. 

Rebeca ingressou na ginástica artística aos 4 anos, em um projeto local de incentivo ao esporte.

Em uma determinada época de sua infância, sua mãe não conseguia mais pagar o ônibus para ela ir treinar. Rebeca passou a ter que andar 2 horas para chegar no centro de treinamento. Seu irmão tinha que acompanhá-la para protegê-la, já que a mãe estava trabalhando. 

“Tinha chão para chegar no ginásio, tinha chão para a gente comer, mas tudo valeu a pena. O apoio dos familiares foi fundamental, eles faziam isso porque me amavam e acreditavam em mim”, disse à Forbes Brasil.

Aos 10 anos, Rebeca se mudou para Curitiba para se dedicar integralmente ao esporte. Apesar de estar longe da família, Rebeca conta que fez tudo com muito amor, pois essa era uma possibilidade de dar a todos uma vida mais próspera.

Após anos de esforço e paciência, Rebeca atingiu o topo da sua carreira, fazendo o Brasil sair vitorioso em muitas das principais competições do mundo.

A história do Brasil nos dá orgulho de sermos brasileiros

A história do Brasil está repleta de heróis e feitos marcantes, porém, grande parte do ensino moderno não aborda esses episódios com a devida atenção. Para mudar isso, a Brasil Paralelo produziu a série de documentários Brasil: A Última Cruzada.

Muitos dos maiores pesquisadores e historiadores do país foram entrevistados para mostrar o que há de melhor no Brasil.

Para os amantes da leitura, a Brasil Paralelo está fornecendo gratuitamente o e-book didático da História do Brasil - não perca essa oportunidade!

Relacionadas

Todas

Exclusivo para membros

Ver mais