Guerra Oculta - Estreia exclusiva
Evento de lançamento começa em
00
D
00
H
00
M
00
S
December 2, 2025
Ative o lembrete
Futebol
3
min de leitura

Veja a importância do esporte para a vida particular e social

Os esportes podem ajudar na cura de doenças mentais, no bem estar e até mesmo em problemas sociais.

Por
Redação Brasil Paralelo
Publicado em
11/11/2022 11:15

Os ensinamentos de grandes sábios da humanidade, como Platão e Aristóteles, convergem com muitos artigos científicos modernos em um ponto que pode parecer curioso: os esportes são essências para a vida humana. Karina Freitas, da cidade de Bauru-SP, atesta esse ensinamento milenar:

"O esporte mudou totalmente minha vida. Há anos, se alguém me contasse como seria minha vida no futuro, eu jamais acreditaria. Antes do esporte, ainda obesa, minha qualidade de vida era péssima, eu tinha dores de cabeça praticamente diárias, além de insônia. Hoje em dia, as dores de cabeça se foram, eu me alimento bem, durmo bem e acordo cedo feliz pra treinar".

Entenda quais são os benefícios sociais, psicológicos e físicos que fazem do esporte uma alternativa contra o crime e as drogas.

O que você vai encontrar neste artigo?

Benefícios dos esportes para a alma

Os esportes são importantes, tanto para a parte psicológica do homem quanto para sua saúde corporal. A educação física ensina os estudantes a lidarem bem com o corpo e desenvolvê-lo com saúde, podendo aprender a se afastarem do que faz mal para o próprio corpo e para os outros.

No livro III do livro A República, Platão diz:

Depois da música, é na ginástica [esportes] que se devem educar os jovens”.

O filósofo também chegou a dizer:

A falta de atividade física destrói a boa condição de qualquer ser humano, enquanto o movimento e o exercício físico metódico o salva e o preserva”.

Os filósofos gregos clássicos entendiam que, para além do benefício físico, os esportes poderiam ensinar a buscar a excelência e mostram que a vida não é fácil, que a competição existe e precisa ser enfrentada.

Os esportes podem mostrar a necessidade da luta para alcançar a vitória. Como disse o escritor romano Flávio Vegécio Renato:

Si vis pacem? Para Bellum” (“Desejas a paz? Então se prepare para a guerra”)

Essa realidade pode ajudar as pessoas com vício em drogas caso haja uma devida educação correlata. Os efeitos químicos do esporte também são de grande importância para ajudar aqueles que se encontram viciados (o que será aprofundado logo abaixo neste artigo).

O livro Vida de Platão, do historiador da Grécia Antiga Diógenes de Laércio, mostra que o nome pelo qual o filósofo ficou conhecido na verdade era um apelido criado pelo seu mestre de luta para se referir a sua força física. Os filósofos praticavam diversos esportes pois entendiam que isso auxiliava suas mentes e sua vida no geral.

Em seu livro Política, Aristóteles diz que a ginástica (ou seja, os esportes) serve para educar a coragem.

Os esportes coletivos também ensinam o trabalho em equipe, atingindo o cerne do que é uma amizade — na célebre sentença de Santo Tomás de Aquino, idem velle, et idem nolle, no português: ter os mesmos objetivos que os amigos e rechaçar as mesmas coisas, o mesmo querer e desquerer.

A socialização que os esportes podem gerar é capaz de unir os jovens em torno de um propósito diferente do crime e do uso de drogas, podendo afastar as crianças (e até mesmo adultos) dessas realidades negativas.

  • O Brasil está entre os países mais perigosos do mundo. As pessoas vivem em situação de guerra e barbárie, e quem explica isso é Roberto Motta (ex-secretário de segurança no RJ e consultor do Banco Mundial) e outros especialistas na trilogia Entre Lobos, o documentário da Brasil Paralelo sobre segurança pública. Os relatos são impressionantes e você pode saber mais aqui.

A prática séria de esportes, junto com uma boa formação filosófica (explicação dos porquês de cada coisa), pode trazer grandes benefícios para a vida. A legislação brasileira reconhece a importância do esporte na vida dos jovens conforme o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA):

Art. 4º — É dever da família, da comunidade, da sociedade em geral e do poder público assegurar, com absoluta prioridade, a efetivação dos direitos referentes à vida, à saúde, à alimentação, à educação, ao esporte, ao lazer, à profissionalização, à cultura, à dignidade, ao respeito, à liberdade e à convivência familiar e comunitária”. (BRASIL, 1990).

Estudos da ciência moderna demonstram que as falas dos gregos antigos sobre os esportes estavam certas. Uma pesquisa da Universidade de Gotemburgo, realizada em 2010, mostrou que as atividades esportivas estão relacionadas com o desenvolvimento cerebral.

Combate a doenças psicológicas

Paulo Muzy, médico ortopedista e fisiologista, descreve a importância dos esportes para a saúde psicológica. Segundo ele, exercícios físicos auxiliam no combate à ansiedade e depressão por fazer a pessoa viver no presente.

  • Paulo Muzy já participou do podcast Conversa Paralela e do programa de entrevistas Contraponto. Não deixe de receber os ensinamentos do famoso médico esportista!

O médico explica que a depressão geralmente é associada ao pensamento excessivo sobre o passado, e a ansiedade com a preocupação excessiva com o futuro. Ao fazer musculação, por exemplo, a pessoa é obrigada a lidar com o peso que a está desafiando no momento, já que o peso pode até mesmo cair sobre ela.

A mente estando fixa no presente pode auxiliar na tomada de melhores decisões, o que pode ser benéfico para o combate ao crime e às drogas.

Além desse benefícios, as substâncias químicas que o corpo libera durante os esportes também são importantes para o bem-estar.

  • O Dr. Bruno Lamoglia ensina como ordenar a própria vida no curso Formação da Personalidade, disponível no Núcleo de Formção da Brasil Paralelo - toque aqui para saber mais.

Relacionados

Todos

Exclusivo para membros

Ver mais